Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5744
Title: As configurações de gênero no ambiente escolar.
Other Titles: Gender settings in the school environment.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Juliana Feitosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUEIROZ, Jean César Farias de.
Keywords: Gênero;Sexualidade;Preconceito sexual;Escola;Genre  ;Sexuality  ;Sexual prejudice  ;School
Issue Date: 22-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Juliana Feitosa da. As configurações de gênero no ambiente escolar. 2014. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5744
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho que tem como título ―as configurações de gênero no ambiente escolar‖ aborda as configurações de gênero, fazendo um debate como o conceito de gênero é formando e como as configurações de gênero se fazem presente no ambiente escolar. Mostrando que a escola tem suma importância na vida do educando, por fazer parte dessa construção social e levando em conta que, o educando passa mais tempo na escola do que em casa. Assim, será no ambiente escolar que ele irá adquirir os conhecimentos para o resto de suas vidas. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, como os alunos lidam com o preconceito todos os dias. A pesquisa utilizou o método de Grupo Focal em um grupo composto por oito adolescentes do Ensino Médio. Neste grupo vimos que a escola não está preparada para lidar com as configurações de gênero no Ensino Médio, que o preconceito existe e que este gera violência simbólica e física. Ressaltando que, na escola, como uma sociedade em si, o preconceito está bem presente contra homossexuais, travestis e todas as outras opções sexuais que seja diferente do que é considerado convencional para a sociedade.
Abstract: This work is titled "gender’s configurations in the school environment" covers the gender’s configurations that is present in the school environment, doing a discussion how the concept of gender is forming and how gender configurations are present in school environment. Showing that the school has great importance in the life of the student, because is a part of this social construction and taking into account that the student spends more time at school than at home, will be in the school environment that they will acquire the knowledge, for the rest of their lives. For this purpose, we show how the gender configurations are being worked on at school, how students deal with prejudice every day. We made a research and used the focus group method in a eight high school teenagers group. In this group, we saw that the school is not prepared to give you with the settings of gender in high school, that prejudice exists and that this generates symbolic and physical violence. Noting that, in school, as a society itself, prejudice is still present against homosexuals, transvestites, and all other sexual options that is different from what is considered "normal" by society.
Keywords: Gênero
Sexualidade
Preconceito sexual
Escola
Genre  
Sexuality  
Sexual prejudice  
School
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5744
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA FEITOSA DA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdfJuliana Feitosa da Silva - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014.478.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.