Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Francisco C. Loiola.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoEste estudo procurou analisar como os profissionais da educação não docentes, tais como: Pedagogo, Psicólogo Escolar, Assistente Social e Técnico em Assuntos Educacionais compreendem e enfrentam o fracasso escolar nas suas ações profissionais do ensino médio nas escolas públicas federais de Cajazeiras. Nosso objetivo principal foi entender como o fracasso escolar tem sido pensado e enfrentado por esses profissionais. Com o referencial teórico contamos com pensamentos de autores tais como: Forgiarini e Silva (2008), Mussoi e Neves (2009), Conceição (2011), Pinheiro e Alves (2008) e entre outros. Para efetivação do trabalho, realizamos quatro entrevistas semiestruturadas, compostas por um roteiro com sete questões. As entrevistas foram tratadas por meio da técnica de Análises de Conteúdo (temática e enunciação). As análises realizadas demonstraram que para os profissionais entrevistados o fracasso escolar é um problema que está relacionado à reprovação e à evasão escolar. Esses também afirmaram que nas instituições em que trabalha os alunos estão chegando ao Ensino Médio com déficit de aprendizagens no Ensino Fundamental que repercutem principalmente nas disciplinas da área das ciências exatas. Essas dificuldades de aprendizagens têm provocado à reprovação e evasão de vários jovens alunos do Ensino Médio. Os profissionais não docentes também destacaram que os casos mais presentes nas Instituições em que trabalham estão entrelaçados ao o problema ligado à falta de domínio do professor em sala de aula, a metodologia empregada pelo professor, à dificuldade de adaptação dos alunos às escolas públicas federais, a desmotivação e as dificuldades de aprendizagens. Esses ainda enfatizaram que as instituições têm lidado, na maioria das vezes, com os casos de fracasso escolar a partir de reuniões multiprofissionais em que os casos são geralmente refletidos e analisados e para esses são encaminhadas soluções. Analisamos os resultados alcançados com o trabalho desenvolvido pela instituição e pelos profissionais não docentes no enfrentamento do fracasso escolar e foi constatado que os profissionais afirmaram que os resultados têm sido bastante positivos e que o trabalho em equipe tem contribuído no enfrentamento do fracasso escolar. Então, por intermédio desse estudo, compreendemos a relevância de se estudar o fenômeno fracasso escolar para que esse problema venha a ser levado mais a sério pelos profissionais da educação e pelas instituições de ensino, pois muitos jovens estão desistindo dos seus estudos, sendo assim essencial que tenhamos um senso critico e reflexivo para analisarmos como este problema vem sendo vivenciado pelos estudantes e como tem sido enfrentado pelas instituições e por nós educadores, considerando-se a importância que têm o enfrentamento e a superação deste fenômeno para que possamos ter em nosso pais uma educação igualitária e de qualidade para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs percepções e o enfrentamento dos profissionais da educação não docentes de Escolas Públicas Federais sobre o fracasso escolar do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2017-09-06-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how the professionals of education that are not teachers such as: Pedagogue, School Psychologist, Social Worker and Educational Technician understand and face school failure concerning their professional actions on high school of federal public schools of Cajazeiras. Our main goal was to understand how school failure has been thought and faced by these professionals. On theoretical framework we have the ideas of authors who have thought about the school failure theme, such as: Forgiarini and Silva (2008), Mussoi and Neves (2009), Conceição (2011), Pinheiro and Alves (2008), among others. To realize this work, we performed four semi-structured interviews, composed by a script with seven questions. The interviews were led by the Content Analysis technique (thematic and enunciation), according to Bardin. The analyses showed that according to the professionals interviewed, school failure is a problem related to failure and escape school. The professionals also related that in their institutions of work, the students are entering in high school with deficits of learning that com from elementary school. The repercussions are mainly with the subjects of exact sciences area. These learning difficulties have caused failure and escape of many students of high school. The non-teaching professionals also pointed out that the most common cases in their institutions of work are connected with the following situations: there are teachers that do not have classroom dominion; the methodology used by the teacher; the difficulty of students’ adaptation to federal public schools; non-motivation and learning difficulties. They still emphasized that institutions have led, in most times, with school failure cases from multiprofessional meetings where the cases are usually reflected, analyzed and sent to possible solutions. These professionals affirmed that the results obtained with the confrontation of this problem have been pretty positive and that the team work has contributed with confrontation of school failure. Thus, through this study, we understand the relevance of studying the school failure phenomenon so that this problem will be taken more seriously by education professionals and educational institutions, since many young students are giving up their studies. Therefore, it is essential that we have a critical and reflexive sense to analyze how this problem has been experienced by the students and how it has been faced by the institutions and educators, considering the importance that confrontation and overcoming of this phenomenon have, so that we can have, in our country, an equal and quality education for all.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5746-
dc.date.accessioned2019-08-13T15:00:26Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T15:00:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEducação - profissionais não docentespt_BR
dc.subjectEnsino médio - Escola Pública Federalpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectEducation - non - teaching professionalspt_BR
dc.subjectHigh School - Federal Public Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENEZES, Manuela Cristina de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe perceptions and coping of education professionals are not Federal Public Schools teachers on school failure medium.pt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, Manuela Cristina de. As percepções e o enfrentamento dos profissionais da educação não docentes de Escolas Públicas Federais sobre o fracasso escolar do ensino médio. 2017. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUELA CRISTINA DE MENEZES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfManuela Cristina de Menezes. Monografia Pedagogia CFP 2017.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.