Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5750
Title: Estudo da viabilidade mercadológica e financeira da expansão de uma empresa varejista em Campina Grande – PB.
Other Titles: Market and financial viability study of the expansion of a retail company in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Kelly Rayane Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Sídia Fonseca
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROCHA, José Sebastião
Keywords: Empreendedorismo;Plano de negócios;Viabilidade econômico-financeira;Viabilidade mercadológica;Entrepreneurship;Business plan;Economic and financial viability;Marketing viability
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTI, Kelly Rayane Soares. Estudo da viabilidade mercadológica e financeira da expansão de uma empresa varejista em Campina Grande – PB. 2015. 92 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Sendo o plano de negócio uma importante ferramenta de planejamento, por meio do qual é possível identificar os riscos e decidir a respeito do futuro de uma empresa, o presente trabalho aborda, por meio de um plano, a análise da viabilidade mercadológica e financeira de expansão e legalização de um pequeno empreendimento familiar, no setor varejista, situado na Cidade de Campina Grande-PB. Durante o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica para, através do levantamento do conteúdo conceitual de autores renomados acerca dos temas empreendedorismo e plano de negócios, responder e oferecer sustentação ao problema proposto. Em seguida, com base na ferramenta Manual de Elaboração de Plano de Negócios disponibilizada pelo SEBRAE, foi possível a obtenção dos indicadores de viabilidade e identificação dos fatores favoráveis e restritivos à expansão e formalização do empreendimento. No que se refere à natureza dos dados, esta foi classificada como quantitativa e qualitativa, uma vez que foi realizado um estudo com base em uma pesquisa de mercado e através de dados de uma empresa já existente. Desse modo, tornou-se possível o estudo de mercado, o estabelecimento de estratégias de marketing, a definição dos processos operacionais e a elaboração do plano financeiro, conhecendo assim, os indicadores de viabilidade e construindo cenários necessários à avaliação da viabilidade econômico-financeiro da empresa. Os resultados evidenciaram que, em termos mercadológicos e financeiros, a expansão e legalização do empreendimento apresenta uma perspectiva viável e com retorno do investimento em aproximadamente 1 ano e 5 meses. Portanto, intensifica-se a importância para o empreendedor do planejamento e utilização das ferramentas de gestão, para identificar, minimizar e evitar os riscos, e obter um bom desempenho no seu empreendimento. Garantindo assim a transformação de seus sonhos em realidade, com a sinalização de que dará certo, evitando prejuízos e frustrações.
Abstract: Since the business plan is an important planning tool, through which it is possible to identify the risks and decide about the future of a company, this work addresses through a plan the analysis of marketing and financial viability of expansion and legalization of a small family business in the retail sector located in Campina Grande-PB. During the development of this study we used the bibliographical research method in order to respond and provide support to the proposed problem through a survey the conceptual content of renowned authors on the themes of entrepreneurship and business plan. Then, based on the Business Plan Elaboration Tool Manual provided by SEBRAE, it was possible the achievement of viability indicators and identification of favourable and restrictive factors to the expansion and formalization of the project. Concerning to the nature of the data, it was classified as quantitative and qualitative, since the study was performed based on a marketing research and through data of an existing business. Thus, it was made possible to the market study, the establishment of marketing strategies, the definition of operational processes and the preparation of the financial plan, thus, by knowing the viability indicators and building scenarios required to assess the economic and financial viability. The results showed that in marketing and financial terms, the expansion and legalization of the project displays a viable prospect and return on investment in about 1 year and 5 months. In this light, it is intensified the importance of planning for the entrepreneur as well as the use of management tools to identify, minimize and avoid risks and get a good performance in their enterprise, thus ensuring the transformation of your dreams into reality, with the signaling that it will work, avoiding losses and frustrations.
Keywords: Empreendedorismo
Plano de negócios
Viabilidade econômico-financeira
Viabilidade mercadológica
Entrepreneurship
Business plan
Economic and financial viability
Marketing viability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5750
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLY RAYANE SOARES CAVALCANTI – TCC ADMINISTRAÇÃO 2015..pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.