Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5751
Title: Indisciplina e instituição de regras em sala de aula.
Other Titles: Indiscipline and institutes classroom rules.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Rita de Cácia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LESSA, Miguel Ângelo Monteiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Rejane Maria de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Indisciplina escolar;Regras disciplinares;Escola;Ensino fundamental;Indiscipline school;Disciplinary Rules;School;Elementary School
Issue Date: 1-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Rita de Cácia de. Indisciplina e instituição de regras em sala de aula. 2018. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao decorrer dos anos as escolas passaram a ter como prioridade não apenas a responsabilidade de ensinar seus alunos a ler e escrever. A escola se tornou responsável por formar bons cidadãos. Responsabilidade esta que é repassada através de regras disciplinares. Com isso esta pesquisa teve como objeto de estudo indisciplina e instituição de regras em sala de aula, com o objetivo geral de analisar o surgimento da indisciplina e como as regras disciplinares são estabelecidas e praticadas em sala de aula do ensino fundamental (anos iniciais – 1º ao 5º). Para tanto foram entrevistadas cinco professoras no município de Santa Cruz – PB, conscientizadas e com autorização das mesmas e do gestor escolar, para aplicação dos questionários e analisados através do método de Análise de Conteúdo (AC). Verificou-se através dos relatos obtidos que a indisciplina nos alunos é resultado na maioria das vezes do impasse entre as regras da família e da escola, acarretando assim maus hábitos e comportamentos em sala de aula.
Abstract: Over the years, schools have taken as a priority not only the responsibility of teaching their students to read and write. A school has become responsible for forming good citizens. This responsibility is passed on through disciplinary rules. This research had the objective of studying indiscipline and institution of rules in the classroom, with the general objective of analyzing the emergence of indiscipline and how disciplinary rules are established and practiced in the classroom of elementary schools (initial years - 1º ao 5th). Therefore, five female teachers were interviewed in the city of Santa Cruz - PB, with the knowledge and authorization of the same and the school manager, to apply the questionnaires and analyzed through the Content Analysis method. It was verified through the reports obtained that the indiscipline of the students is most often the result of the disagreement between the rules of the family and the school, thus, causing bad habits and behaviors in the classroom.
Keywords: Indisciplina escolar
Regras disciplinares
Escola
Ensino fundamental
Indiscipline school
Disciplinary Rules
School
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5751
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CÁCIA DE MOURA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfRita de Cácia de Moura. Monografia em Pedagogia. CFP 2018. 393.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.