Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1773494567067129pt_BR
dc.contributor.advisor1LESSA, Miguel Ângelo Monteiro.-
dc.contributor.advisor1IDLESSA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1170042099041804pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoAo decorrer dos anos as escolas passaram a ter como prioridade não apenas a responsabilidade de ensinar seus alunos a ler e escrever. A escola se tornou responsável por formar bons cidadãos. Responsabilidade esta que é repassada através de regras disciplinares. Com isso esta pesquisa teve como objeto de estudo indisciplina e instituição de regras em sala de aula, com o objetivo geral de analisar o surgimento da indisciplina e como as regras disciplinares são estabelecidas e praticadas em sala de aula do ensino fundamental (anos iniciais – 1º ao 5º). Para tanto foram entrevistadas cinco professoras no município de Santa Cruz – PB, conscientizadas e com autorização das mesmas e do gestor escolar, para aplicação dos questionários e analisados através do método de Análise de Conteúdo (AC). Verificou-se através dos relatos obtidos que a indisciplina nos alunos é resultado na maioria das vezes do impasse entre as regras da família e da escola, acarretando assim maus hábitos e comportamentos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleIndisciplina e instituição de regras em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2018-03-01-
dc.description.abstractOver the years, schools have taken as a priority not only the responsibility of teaching their students to read and write. A school has become responsible for forming good citizens. This responsibility is passed on through disciplinary rules. This research had the objective of studying indiscipline and institution of rules in the classroom, with the general objective of analyzing the emergence of indiscipline and how disciplinary rules are established and practiced in the classroom of elementary schools (initial years - 1º ao 5th). Therefore, five female teachers were interviewed in the city of Santa Cruz - PB, with the knowledge and authorization of the same and the school manager, to apply the questionnaires and analyzed through the Content Analysis method. It was verified through the reports obtained that the indiscipline of the students is most often the result of the disagreement between the rules of the family and the school, thus, causing bad habits and behaviors in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5751-
dc.date.accessioned2019-08-13T15:42:36Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T15:42:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectRegras disciplinarespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectIndiscipline schoolpt_BR
dc.subjectDisciplinary Rulespt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Rita de Cácia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline and institutes classroom rules.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Rita de Cácia de. Indisciplina e instituição de regras em sala de aula. 2018. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CÁCIA DE MOURA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfRita de Cácia de Moura. Monografia em Pedagogia. CFP 2018. 393.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.