Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754
Title: Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
Other Titles: Possibilities and challenges in the teaching-learning process in youth and adult education: teaching perspectives.
???metadata.dc.creator???: MELO, Joaline Soares Damasceno de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Maria Rosimar G. dos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, Risomar Alves dos.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Prática pedagógica-EJA;Aprendizagem;Docentes - educação de jovens e adultos;Youth and Adult Education;Pedagogical Practice-EJA;Learning;Youth and Adult Teacher Education
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar.
Abstract: This study aims to analyze the possibilities and challenges in the process understood as teaching and learning from the perspectives of teachers from the Youth and Adult Education. The look at the history of the Youth and Adult Education is made to understand the historical / social context, the moments experienced by this type of education. The studies developed in the theories of learning and education thinkers point contributions to pedagogical practice, even identifying some challenges to the teaching of the Youth and Adult Education. The methodology involved the literature from the theoretical concepts of authors and field research was given to teachers who work in the first segment of the Youth and Adult Education three schools of the Municipal Cajazeiras Teaching, high backlands of Paraiba . The results from the interviews indicated that there are prospects teachers an understanding about the contributions of the theoretical to the pedagogical practices in the teaching of Youth and Adult Education, it was found that more effectively through the methods that are used by teachers, the possibilities there are to be worked in the context of youth and adults, and finally, identifying some of the challenges they face, old and new challenges that become larger in the youth segment and adults they are having perhaps the last opportunity to study.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica-EJA
Aprendizagem
Docentes - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice-EJA
Learning
Youth and Adult Teacher Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOALINE SOARES DAMASCENO DE MELO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016. pdfJoaline Soares Damasceno de Melo. Monografia Pedagogia. CFP2016.293.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.