Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAIS, I. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730050134525304pt_BR
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a sexualidade, que se apresenta como alvo de amplas discussões. Seu objetivo geral consiste em conhecer como o Curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande prepara os discentes para trabalhar Orientação Sexual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Sua fundamentação teórica aporta-se em autores como: Leão (2009), Figueiró (2006), Ribeiro (1990), Amaral (2007), Ribeiro (2006), Brasil (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo oito questões. A amostra é composta por vinte graduandas. Os critérios de inclusão pautam-se em ser estudante do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, estar cursando um dos dois últimos períodos letivos do curso e ter idade igual ou maior que 18 anos. Para a análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentam que os graduandos do referido curso não se sentem preparados para abordar assuntos ligados à sexualidade humana nas salas de aula. Para melhor preparar os futuros docentes do curso em pauta para o referido trabalho, os sujeitos investigados sugerem a implantação de uma disciplina que aborde a questão. Devido a amplitude da temática, futuras investigações podem ser realizadas com vistas a aprofundar-se mais sobre o tema, trazendo contribuições para a formação de professores com relação ao conhecimento e sua aplicação didática e metodológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePreparação de professores para trabalhar sexualidade nos primeiros anos do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-02-28-
dc.description.abstractThe presented work has as it’s theme the sexuality, which presents itself as the target of many discussions. It’s goal is mainly to know how the pedagogy course of the Center of formation of teachers of the university of Campina Grande instructs many of the students to work sex education in the initial years of elementary school, as stated for the national curricular parameter.The general goal is to know how the theory behaves with authors like: Leão(2009), Figueró(2006), Pinheiro(1990), Amaral(2007), Ribeiro(2006), Brasil(2001). It’s about a qualitative research of the descriptive type. The test subject was composed of 20 graduating students. The criteria for inclusion was being a student of the pedagogy course of the Center of formation of teachers of the university of Campina Grande in one of the 2 last periods of the course and to be 18 or over this age. For the analyze, it was decided the technique of content analysis.The results shown that the seniors of the said course don’t feel ready to talk about sexual themed topics in the classroom. To better prepare the future of the teachers of the course mentioned before, the investigated folk suggested the implantation of a subject that addresses the said question.Because of the extent of the topic, future investigations may be made with the intent of exploring more about the subject, providing contributions for the formation of teachers related to the knowledge and it’s methodological application.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5755-
dc.date.accessioned2019-08-13T16:42:01Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T16:42:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameterspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Indianara Cabral de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher preparation for sexuality work in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Indianara Cabral de.Preparação de professores para trabalhar sexualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. 2018. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INDIANARA CABRAL DE MORAIS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfIndianara Cabral de Morais. Monografia Pedagogia. CFP 2018.459.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.