Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
Title: A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
Other Titles: School inclusion at José Gonçalves de Queiroz State School in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Maria José de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
Keywords: Inclusão escolar;Exclusão escolar;Educação inclusiva;Educação especial;School inclusion;School Exclusion;inclusive education;special education
Issue Date: 15-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Maria José de Farias. A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB. 2013. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como foco, conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, em uma escola Estadual de ensino regular, nesse caso a escola Professor José Gonçalves de Queiros, na cidade de Sumé no Cariri Paraibano. Portanto, o objetivo foi conhecer as dificuldades encontradas na prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, bem como, averiguar se os professores estão preparados para receber esses alunos e como se dá essa preparação. Tendo em vista, que a inclusão é um tema de destaque nos dias atuais, damos uma breve introduzida em seu conceito, como também, no conceito de exclusão, pois é a partir deste que podemos falam em inclusão. Assim, adentramos um pouco na historia da educação inclusiva, e como ocorre o processo inclusivo nas escolas. Para isso, usamos uma pesquisa exploratória, ou seja, aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionário que continha perguntas fechadas e abertas. Cabe salientar, que com resultado, foi percebido que o processo de inclusão na Escola estudada ainda é pouco explorado e desconhecido por alguns, isso fica comprovado através das respostas obtidas nos questionários, e através dos gráficos mostrados no decorrer do trabalho. Dessa forma, podemos observar a importância de abordamos tal tema para a nossa cidade.
Abstract: The present study focuses, know the process of inclusion of students with special needs in a mainstream school State, in this case schoolteacher José Gonçalves de Queiros in the city of Sumé Cariri Paraiba. Therefore, the objective was to understand the difficulties encountered in the practice of inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education as well as to ascertain whether teachers are prepared to receive these students and how is this preparation. Given that inclusion is a prominent issue today, we briefly introduced in concept , but also the concept of exclusion, it is from this that we can talk about inclusion , so we entered a bit in history inclusive education and inclusive process as occurs in schools . For this, we use an exploratory research, one that aims to provide greater awareness of the problem in order to make it more explicit or build hypotheses, qualitative approach, using a questionnaire with closed questions and open. It is worth mentioning that with the result, it was realized that the process of inclusion in school is still largely unexplored and unknown to some, this is proven by the responses from the questionnaire, and through the graphics shown in this work. Thus, we can see the importance of this approach theme for our city.
Keywords: Inclusão escolar
Exclusão escolar
Educação inclusiva
Educação especial
School inclusion
School Exclusion
inclusive education
special education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ DE FARIAS ARAUJO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdfMaria José de Farias Araújo - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2013. 810.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.