Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759
Title: A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Teacher education: knowledge necessary for educational practice in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Nínive de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
Keywords: Formação docente;Pedagogia;Práticas educativas;Professor - séries iniciais;Saberes docentes - pedagogos;Práticas reflexiva;Teacher training;Pedagogy;Educational practices;Teacher - early grades;Teaching knowledge - pedagogues;Reflective Practices
Issue Date: 15-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Nínive de Sousa. A formação docente:saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 144f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa intitulada “A Formação docente no curso de Pedagogia: saberes necessários a prática educativa docente nos anos iniciais” tem por objetivo geral analisar o processo de formação dos professores para atuação nos anos iniciais. Temos como questão de pesquisa: Como se dá o processo de formação docente para atuação do professor nos anos iniciais? Para tanto, a pesquisa empírica envidada no estudo se deu mediante a abordagem quanti-qualitativa e levantamento bibliográfico tendo como instrumento de coleta de dados às entrevistas semi-estruturadas por categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de uma pesquisa de campo de caráter exploratório envolvendo 4 sujeitos, sendo 3 professoras que se encontram em atuação docente nos anos inicias em uma escola pública na cidade de Pombal-PB, e 1 discente que ainda está em formação inicial no curso de Pedagogia. Isso no que se refere ao processo de formação docente, bem como os saberes que embasam a prática docente nos anos iniciais conforme as exigências educativas do século XXI. Assim chegamos a algumas conclusões no que se refere aos saberes científicos, prática reflexiva e participativa que na concepção das entrevistadas são relevantes para atuação docente. Dessa forma para que o professor possa desenvolver uma prática condizente com as exigências educacionais para o processo de socialização e formação humana com os alunos é importante um olhar crítico reflexivo de sua prática instigando a pensar que saberes e competências são essenciais e imprescindíveis a formação profissional. Partindo dessa concepção o curso de Pedagogia que prepara o educador para o exercício do magistério nos anos iniciais em suas possibilidades de otimização contribuiu cientificamente, pedagogicamente e subjetividade para formação do ato da profissão docente.
Abstract: This research entitled "Teacher training in the course of Pedagogy: knowledge necessary for educational practice in the initial years" aims to analyze the process of teacher training for action in the initial years. We have as a research question: How does the process of teacher training for teacher performance occur in the initial years? In order to do so, the empirical research carried out in the study was based on the quantitative-qualitative approach and bibliographical survey, having as data collection instrument the semi-structured interviews by simple categorization of the data by recurrent terms. What subsidized the analyzes developed here, based on an exploratory field research involving 4 subjects, 3 teachers who are in teaching in the years beginning in a public school in the city of Pombal-PB, and 1 student who is still in initial formation in the Pedagogy course. This is what concerns the process of teacher training, as well as the knowledge that underlies the teaching practice in the initial years according to the educational requirements of the 21st century. Thus we arrive at some conclusions regarding the scientific knowledge, reflexive and participative practice that in the conception of the interviewees are relevant for teaching performance. Thus, in order for the teacher to develop a practice consistent with the educational requirements for the process of socialization and human formation with the students, it is important to look critically reflective of their practice by instigating to think that knowledge and skills are essential and essential to professional training. Starting from this conception the course of Pedagogy that prepares the educator for the exercise of the teaching in the initial years in its possibilities of optimization contributed scientifically, pedagogically and subjectivity for the formation of the act of the teaching profession.
Keywords: Formação docente
Pedagogia
Práticas educativas
Professor - séries iniciais
Saberes docentes - pedagogos
Práticas reflexiva
Teacher training
Pedagogy
Educational practices
Teacher - early grades
Teaching knowledge - pedagogues
Reflective Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÍNIVE DE SOUSA MEDEIROS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfNínive de Sousa Medeiros. Monografia Pedagogia. CFP 2018.493.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.