Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
Title: O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
Other Titles: The students' view on the teaching of sociology in public and private schools in the city of Sumé / PB.
???metadata.dc.creator???: HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozenval de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
Keywords: Ensino de sociologia;Educação básica;Representação social - Sociologia;Sociology Teaching;basic education;Social Representation - Sociology
Issue Date: 18-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB. 2014. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
???metadata.dc.description.resumo???: A Sociologia é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional com a aprovação da Lei nº 9.394/96 e sua atualização pelo ex- vice-presidente José de Alencar através da Lei n.º 11.684/2008. Espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam ter adquirido conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. O trabalho tem como objetivo entender as representações dos alunos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Tendo a obrigatoriedade da disciplina, o que pensam os alunos? Como percebem o papel da Sociologia em sua formação? Com a pretensão de analisar estas indagações, foram pesquisados 02 grupos de alunos um de escola pública (E.E.E.F.M José Gonçalves de Queiroz) e outro de escola privada (Instituto Educacional Imaculada Conceição) da cidade de Sumé-PB. Para o estudo utilizaram-se grupos focais com alunos de ambas as instituições de ensino. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizou-se a teoria das Representações Sociais, em que Serge Moscovici, Denise Jodelet, e Celso Pereira de Sá foram os principais representantes teóricos. Os resultados sobre a representação dos alunos revelam que a disciplina de Sociologia no Ensino Médio contribui para o entendimento da sociedade contemporânea para além do senso comum e também para a construção do posicionamento crítico sobre a realidade em que vivem.
Abstract: Sociology is an obligatory subject in the national extent with the approval of Law No. 9,394 / 96 and its update by the former Vice President Jose de Alencar by Law No. 11,684 / 2008. It is expected that students at the end of high school may have acquired necessary knowledge for the exercise of citizenship. The study aims to understand the students representations about teaching sociology in high school. Having the mandatory of the discipline, what do the students think about? How they perceive the role of sociology in your training? With the intention of analyze these questions, 02 groups of students, one from a public school (EEEFM José Gonçalves de Queiroz) and other from a private school (Educational Institute Immaculate Conception) of Sumé-PB city were surveyed. For the study we used focus groups with students from both educational institutions. As the basis for theoretical development, we used the theory of Social Representations, in which Serge Moscovici, Denise Jodelet, and Celso de Sá Pereira were the main theoretical representatives. The results on the students representations reveal that the discipline of sociology in high school contributes to the understanding of contemporary society beyond the common sense, and also to build the critical positioning of the reality in which they live.
Keywords: Ensino de sociologia
Educação básica
Representação social - Sociologia
Sociology Teaching
basic education
Social Representation - Sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO CÉZAR SILVA HILÁRIO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdfPaulo Cézar Silva Hilário - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2014. 459.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.