Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5765
Title: A pesquisa e o ensino nos livros didáticos de sociologia.
Other Titles: Research and teaching in sociology textbooks.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Tereza Raquel Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Rozenval de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Ivan Fontes.
Keywords: Ensino de sociologia;Sociologia- livros didáticos;Pesquisa;Sociology Teaching;Sociology- textbooks;Search
Issue Date: Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Tereza Raquel Gomes. A pesquisa e o ensino nos livros didáticos de sociologia. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5765
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo sobre os métodos e técnicas de pesquisa nos manuais didáticos, é de grande relevância, já que a pesquisa pode colaborar para a ruptura das limitações que dificulta os estudantes a desenvolverem seu pensamento crítico. Diante desse quadro, esta monografia ora apresentada, buscou identificar se há nos livros didáticos de Sociologia uma discussão sobre os métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais, isto é, se os livros apresentam uma preponderância para um Ensino da Sociologia Científica. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu em quatro livros: Sociologia para o Ensino Médio de Nelson Dacio Tomazi(2007); Tempos Modernos, Tempos de Sociologia de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros,(2010); Sociologia para o Ensino Médio de José Rodorval Ramalho(2012); Sociologia para o Ensino Médio: Introdução à uma Ciência da Sociedade de Maria Cristina Castilho Costa(2005). O presente estudo é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através da técnica pesquisa documental e a utilização do método análise de conteúdo. O aporte teórico deste estudo ancora-se nas análises de Freitag et al, sobre a política pública de livro didático, nas pesquisas realizadas por Meucci e Sarandy sobre os manuais de Sociologia e no conceito de Basil Bernstein (1996) sobre Contextualização e Recontextualização, sendo que esta teoria foi fundamental para que pudéssemos entender como a Sociologia tem sido Recontextualizada nos livros. A partir da análise dos dados podemos inferir que os manuais que foram aprovados no Programa Nacional do Livro Didático PNLD(2012), ou seja, as obras de Tomazi e Bomeny e Bianca não apresentam nenhum capítulo sobre os métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais e o manual de Ramalho(2012) mostra um capítulo sobre as teorias e métodos do nosso campo científico, contudo o autor não aprofunda esta temática, uma vez que os capítulos deste livro são pequenos. No entanto, a obra de Cristina Costa avança em relação aos demais manuais analisados nesta monografia, pois é o único livro que apresenta uma preponderância para o Ensino de uma Sociologia Científica, e mostra um destaque para os métodos e técnicas de pesquisa.
Abstract: The study about methods and techniques of a research from didactic manuals has a great relevance, since the research can collaborate to the rupture of the limitations that hamper the students‟ critical thinking development. Facing this situation, this monograph presented, it sought identify if there is in the Sociology didactic books, a discussion about the methods and techniques of Social Science Research, in other words, if the books present a preponderance to a Scientific Sociology Teach. The data collect from this research happened in four books: Sociology to the High School by Nelson Dacio Tomazi (2007); Modern Times, Sociology Times by Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, (2010); Sociology to the High School by José Rodorval Ramalho (2012), Sociology to the High School: Introduction to a Society Science by Maria Cristina Castilho Costa (2005). The present study is a descriptive research with a qualitative broaching, trough of documental research technique and utilization of the content analyze method. The theoretical contribution from this study anchored in Freitag et al analyses about the public politics of didactic book, at the research held by Meucci and Sarandy about sociology guides and on Basil Bernstein concept (1996) about contextualization and recontextualization, being this theory central to understand how Sociology has been recontextualized in the book. From the data analysis it can be inferred that guides approved at Didactic Book National Program PNLD (2012), in other words, the works from Tomazi and Bomeny and Bianca do not present any chapter about Research methods and techniques on Social Sciences and Ramalho‟s guide (2012) shows a chapter about theories and methods from our scientific field, nevertheless the author does not deepen this theme, once the chapters from this book are small. However, the work from Cristina Costa advances comparing with the others analyzed guides from this monograph, because it is the only book which presents preponderance to a Scientific Sociology teaching, and shows a spotlight for the research methods and techniques.
Keywords: Ensino de sociologia
Sociologia- livros didáticos
Pesquisa
Sociology Teaching
Sociology- textbooks
Search
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5765
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEREZA RAQUEL GOMES BATISTA - CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdfTereza Raquel Gomes Batista - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2014. 620.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.