Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
Title: Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
Other Titles: Assessment of learning in sociology: a study in schools in the city of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Walberto Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Ensino de sociologia;Sociologia- estudo e ensino;Learning assessment;Sociology Teaching;Sociology- study and teaching
Issue Date: 11-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do. Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB. 2013. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
???metadata.dc.description.resumo???: Na proposta de discutir sobre a avaliação da aprendizagem na sociologia este escrito tem o objetivo de mostrar como a avaliação vem sendo tratada pelo professor de sociologia no ensino médio de escola publica e privada, e também como o aluno vem compreender o que seria a avaliação. A discussão aqui tratada permeia a idéia de que a avaliação na disciplina de sociologia deve ser construída de forma que o aluno passe a construir seu pensamento crítico e entender que a avaliação de sua aprendizagem é importante para que sejam diagnosticadas as suas dificuldades e com isto saná-las no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Aqui será tratado o tema avaliação com o auxilio de sua definição embasada nas principais visões de Cipriano Luckesi e Jussara Hoffman tratando a avaliação com base em duas teorias do que seria avaliação uma tratando sobre avaliação mediadora e outra oposta a esta que é uma avaliação classificatória. O estudo chegou ao resultado de que a avaliação na sociologia por vezes é influenciada pelo método avaliativo, e isto deve ser discutido para que tais problemas sejam sanados
Abstract: With the pourpose of discussing about de sociology learning evaluation, this work has the main objective to show how the evaluation is being treated by the sociology teachers during the high school in private and public schools, and also how the student is understanding what would be this evaluation. The discussion here treated permeates the idea that the evaluation of the topic sociology should be constructed in a way that the sudent could constructo his own critical thinking and also understanding that, evaluation of his learning it is important for the diagnosis of their difficulties and with those information, solve in the elapse of the subject. Here, it is going to be treated the theme evaluation, with the assistance of its definition based on the main views of Cipiano Luckes and Jussara Hoffman treating evaluation based on two theories of what evaluation is, one of those treating about the mediatory evaluationand the other opposite to that, it is classificatory review. The study cames to the result that the evaluation in sociology, sometimes is influenced by the evaluative method, and this should be discussed, so that such problems can be solved.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Ensino de sociologia
Sociologia- estudo e ensino
Learning assessment
Sociology Teaching
Sociology- study and teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMYRES DAUANNA SOUSA DO NASCIMENTO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdfTamyres Dauanna Sousa do Nascimento - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2014. 849.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.