Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCABRAL, F. C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1LEAL, Francisco Nery.-
dc.contributor.advisor1IDLEAL, F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480406503625125pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria das Graças de Lucena.-
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, M. G. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776439884460321pt_BR
dc.contributor.referee2ROCHA, José Sebastião.-
dc.contributor.referee2IDROCHA, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154991568312722pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é avaliar o Clima Organizacional da Gran Moto Campina Grande Motores Ltda., como referência para o processo de tomada de decisão no concernente ao ambiente organizacional, este estudo posiciona os conceitos de Cultura e Clima Organizacional bem como seus modelos de estudo, aborda a relação organização e individuo e enfoca a influência do clima organizacional na satisfação do cliente como também destaca a valorização do capital humano como principal diferencial competitivo nas organizações. São abordados também os principais fatores que definem o Clima Organizacional nas empresas, tais como liderança e comunicação e quatro principais modelos de investigação do tema em organizações. Trata-se de um estudo de caso, cuja pesquisa foi realizada no primeiro trimestre de 2007, e envolveu parte dos funcionários da Gran Moto, resultando em uma amostra composta de 42 respondentes. Através da realização de uma pesquisa exploratória e de observação, utilizou-se como instrumento de coleta de informações um questionário estruturado, composto de 47 (quarenta e sete) questões com opções de respostas em relação a quatro fatores: Liderança, políticas de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Ambiente Relacional. A descrição das informações compiladas a partir da pesquisa de campo realizada recebeu uma análise fundamentada na abordagem qualitativa. Os principais resultados da investigação identificam que os colaboradores possuem um senso crítico comum a respeito dos diversos fatores pesquisados, externando que o Clima Organizacional na Gran Moto necessita de melhorias no que se refere às variáveis estudadas, visto que as mesmas não apresentaram bons índices de concordância por parte dos colaboradores pesquisados, o que vem a responder o problema de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleClima organizacional: um estudo de caso na Gran Moto Campina Grande Motores LTDA.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to evaluate the Organizational Climate of the Gran Moto Campina Grande Motores Ltda., as reference for the process of taking of decision referring to the organizational environment, this study locates the concepts of Culture and Organizational Climate as well as its models of study, approaches the relation organization and individual and focuses the influence of the organizational climate in the satisfaction of the customer as also it detaches the valuation of the human capital as main competitive differential in the organizations. The main factors that define the Organizational Climate in the companies are also mentioned, such as leadership and communication and four main models of inquiry of the subject in organizations. One is about a case study, whose research was carried through in the first trimester of 2007, and involved part of the employees of the Gran Moto, resulting in a composed sample of 42 respondents. Through the accomplishment of an explorer research and observation, a structuralized questionnaire, composed of 47 (forty and seven) questions with options of answers in relation the four factors: Leadership, politics of Human Resources, Internal Communication and Relationship Environment, was used as instrument of collection of information. The description of the information compiled from the carried through research of field received an analysis based on the qualitative approach. The main results of the inquiry identify that the collaborators possess a common critical sense regarding the diverse searched factors, showing that the Organizational Climate in the Gran Moto needs improvements as for the studied variables, since the same ones had not presented good indices of agreement on the part of the searched collaborators, what it comes to answer the research problem.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5773-
dc.date.accessioned2019-08-13T23:54:09Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T23:54:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectOrganizational climatept_BR
dc.subjectOrganizational culturept_BR
dc.subjectDecision processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCABRAL, Fernanda Cléssia de Barros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational climate: a case study at Gran Moto Campina Grande Motores LTDA.pt_BR
dc.identifier.citationCABRAL, Fernanda Cléssia de Barros. Clima Organizacional: um estudo de caso na Gran Moto Campina Grande Motores Ltda. 2007. 113 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5773pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA CLÉSSIA DE BARROS CABRAL - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2007.pdfFernanda Cléssia de Barros Cabral - Relatório de Estágio Administração CH 2007703.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.