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dc.creator.IDANJOS, G.C.B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1498247121453478pt_BR
dc.contributor.advisor1MARIBONDO, Juscelino de Farias.
dc.contributor.advisor1IDMARIBONDO, J.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177641988447089pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Eliane.
dc.contributor.referee1IDMARTINS, E.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, V.M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.description.resumoA Ergonomia busca adaptar o contexto do ambiente de trabalho ao homem, visando com isso propiciar-lhe melhores condições físicas e psicológicas para a realização de seu trabalho e atividades. O setor educacional é uma área onde as contribuições ergonômicas podem atuar para a melhoria do processo e permitir o aumento da produtividade escolar e da satisfação dos principais atores envolvidos nesta atividade: professores e alunos. No ambiente de sala de aula, a iluminação é fator decisivo. O nível de iluminamento influi na percepção, no rendimento e na fadiga visual dos usuários. Com isso buscou-se fazer um estudo luminotécnico das salas de aula do curso de Administração da UFCG. O estudo foi do tipo exploratório, com abordagem quali-quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observações “in-loco”, medições feitas com luxímetro digital D401025 (marca DAVIS), trena e máquina fotográfica digital (marca Olympus modelo D-390). Para análise dos dados, foram usados o método dos lúmens e os recomendados pela NBR 5413/1992 e NBR 5382/1985. Foi possível constatar que as salas pesquisadas apresentam, em sua totalidade, algum tipo de desconformidade ou situação que carece de correções. Os problemas versam, basicamente, sobre: lâmpadas com mau funcionamento ou queimadas; diferenças de entre os tipos de lâmpadas; existência de pontos de sombra; quantidade de lâmpadas superiores ao necessário com conseqüente aumento no consumo de energia. As salas, durante a noite, apresentam médias de iluminância inferiores ou no mínimo igual ao estabelecido pela NBR 5413. Como recomendações, sugere-se alteração na quantidade de lâmpadas, o que poderia oferecer uma redução de cerca de 20% no consumo de energia elétrica. Para que essa economia fosse de fato alcançada, outros fatores teriam que ser levado em consideração. Entre eles pode-se destacar: mudança no layout da posição das luminárias; alteração nas cores do ambiente, optando por cores que favoreçam a iluminância; e limpeza regular das lâmpadas e luminárias. Esta pesquisa permitiu observar a grande importância da aplicação da ergonomia e da iluminação no ambiente de sala de aula, ficando, mais nítida as conseqüências destas, no desempenho educacional e no modo como interfere na saúde dos usuários. Baseado nisso, espera-se que as variáveis tratadas neste trabalho sejam pensadas e vistas pelos responsáveis 10 pela educação como uma possibilidade de melhoria na qualidade do ensino sem que para isso seja necessário despender grandes investimentos, tendo em vista os benefícios que serão conquistados. Pode-se concluir que a aplicação de princípios ergonômicos é possível e que resultará em benefícios que tornarão o ato de aprender e de ensinar mais agradável, satisfatório e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise de iluminância em ambientes de sala de aula do curso de Administração da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2007
dc.description.abstractThe ergonomics searchs to adapt the context of the environment of work to the man, aiming at with this to propitiate better physical and psychological conditions for the accomplishment of its work and activities to it. The educational sector is an area where the ergonomic contributions can contribute for the improvement of the process and allow the increase of the pertaining to school productivity and the satisfaction of the main involved actors in this activity: professors and pupils. In the environment of classroom, the illumination is decisive factor. The iluminamento level influences in the perception, the income and the visual fatigue of the users. With this one searched to make a illumination techniques study of the classrooms of the course of Management of the UFCG. The study it was of the exploration type, with quali-quantitative boarding. As instruments of collection of data they had been used: comments “in-I lease”, measurements made with light intensity meter digital D401025 (mark DAVIS), trena and digital photographic machine (Olympus mark D-390 model). For analysis of the data, the method of lúmens and recommended for the NBR 5413/1992 and NBR 5382/1985 had been used. It was possible is evidenced that the searched rooms present, in its totality, some type of disconformity or situation that lacks of corrections. The problems turn, basically, on: light bulbs with bad functioning or forest fires; differences of enter the types of light bulbs; existence of shade points; amount of superior light bulbs to the necessary one with consequent increase in the energy consumption. The rooms, during the night, present inferior averages of at least equal iluminance or to the established one for NBR 5413. As recommendations, I suggested alteration in the amount of light bulbs, what it could offer a reduction of about 20% in the consumption of electric energy. So that this economy in fact was reached, other factors would have that to be taken and consideration. Among them we can detach: change in the layout of the position of the lights; alteration in the colors of the environment, opting to colors that favor the iluminance; e regular cleanness of the light bulbs and lights. This research allowed to observe the great importance of the application of the ergonomics and the illumination in the environment of classroom, being, clearer the consequences of these, in the educational performance and the way as it intervenes with the 12 health of the users. Based in this, one expects that the variable treated in this work are thought and seen for responsible by the education as a possibility of improvement about the quality of education without for this it is necessary to expend great investments in view of the benefits that will be conquered. It can be concluded that the application of ergonomic principles is possible and that it will result in benefits that will become the act to learn and to teach more pleasant, satisfactory and efficient.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5774
dc.date.accessioned2019-08-14T00:09:51Z
dc.date.available2019-08-13
dc.date.available2019-08-14T00:09:51Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectIluminaçãopt_BR
dc.subjectEstudo luminotécnicopt_BR
dc.subjectCurso de Administraçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectErgonomicspt_BR
dc.subjectIlluminationpt_BR
dc.subjectillumInation techniques studypt_BR
dc.subjectCourse of mangemenentpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANJOS, Gilney Christierny Barros dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIlluminance analysis in UFCG Business Administration classroom environments.
dc.identifier.citationANJOS, Gilney Christierny Barros dos. Análise de iluminância em ambientes de sala de aula do curso de Administração da UFCG. 2007. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

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