Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5789
Title: O estágio supervisionado na formação inicial de professores de biologia: concepções dos discentes e egressos do curso de licenciatura em ciências biológicas do CFP/UFCG.
Other Titles: The supervised internship in the initial formation of biology teachers: conceptions of the students and graduates of the undergraduate course in biological sciences of CFP / UFCG.
???metadata.dc.creator???: MARIANO, Antonia Zildeni Araújo Dias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FLORENTINO, Hugo da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
Keywords: Professores - formação profissional;Professores - estágio supervisionado;Formação profissional;Professional Training Teachers;Supervised Internship Teachers;Professional Qualification
Issue Date: 3-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARIANO,Antonia Zildeni Araújo Dias. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de biologia: concepções dos discentes e egressos do curso de licenciatura em ciências biológicas do CFP/ UFCG. 2016. 58f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Curricular Supervisionado constitui uma imprescindível etapa dos cursos de formação de professores. Após o estudo de diversas teorias educacionais, as atividades desta disciplina são iniciadas para garantir ao graduando conhecimentos prévios acerca da realidade na qual irá, posteriormente, atuar. Nesta perspectiva, as disciplinas do Componente Curricular Estágio Supervisionado têm como objetivo inserir o estagiário no ambiente escolar, para que, desta forma, o mesmo consiga analisar crítica e reflexivamente as metodologias e formas de ensino, o que contribuirá na construção do perfil docente do futuro professor. Neste sentido, a presente pesquisa teve por objetivo compreender a relevância do estágio supervisionado para alunos e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do CFP/UFCG, campus de Cajazeiras. A mesma foi idealizada com um caráter qualiquantitativo, utilizando-se de um formulário aplicado a uma parcela de alunos e egressos do curso supramencionado, sendo realizada no período de 15 de março a 30 de julho de 2016. Os resultados obtidos mostram que as atividades propostas no Estágio Curricular Supervisionado são de inegável relevância para uma formação docente de qualidade, e que os entrevistados mostram-se cientes da importância das mesmas. Constatou-se ainda a necessidade de uma maior aproximação entre as teorias vistas nas disciplinas do curso e as atividades do estágio, a fim de otimizar a formação docente inicial oferecida aos alunos de Ciências Biológicas
Abstract: The Supervised Curricular Internship constitutes an essential stage of teacher training courses. After studying in various educational theories, the activities of this course are initiated to ensure the graduating prior knowledge of the reality in which it will subsequently act. In this perspective, the disciplines of Curriculum Component Supervised Internship aim to put the trainee in the school environment, so that in this way the same can analyze critically and reflectively methodologies and forms of education, which will help in the construction of the teaching of the future profile teacher. In this sense, this research aimed to understand the relevance of supervised training for students and graduates of Biological Sciences Degree Course, from CFP / UFCG, campus Cajazeiras. . The same was conceived with a quantitative and qualitative character, using a form applied to a portion of students and graduates of the above course, being held from March 15 to July 30, 2016. The obtained results show that the activities proposed in the Curricular Supervised are of undeniable importance for a teacher training quality, and that respondents show themselves aware of the importance of the same. It was noted still a need for a closer relationship between the theories seen in the course subjects and internship activities in order to optimize the initial teacher education offered to students of Biological Sciences.
Keywords: Professores - formação profissional
Professores - estágio supervisionado
Formação profissional
Professional Training Teachers
Supervised Internship Teachers
Professional Qualification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5789
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIA ZILDENI ARAÚJO DIAS MARIANO. MONOGRAFIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CFP 2016.pdfAntonia Zildeni Araújo Dias Mariano. Monografia Ciências Biológicas. CFP 2016.453.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.