Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6886463694124911pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Lindiberg Farias Duarte da.-
dc.contributor.referee2ALENCAR, Maria Leide Silva de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis study aimed to present the practice of composting and verify the perception of students from the 7 th grade levelI Ion the need for conservation of soils, from conversations, present in glectures and workshops. The activities were conducted in two groups of Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. The methodology consisted of literature research, experimental and descriptive, with the application of a questionnaire to know the students' prior knowledge about composting, followed by lectures with narration and monitoring of all stages of a composting process, and the socialization of knowledge about soil sand agroecology through lectures and workshops given in Seedling Nursery. The results showed that composting, besides being simple, inexpensive and practical utilization of organic waste generated in the countryside or in the city, serves as an excellent tool for promoting environmental education, warning of the risk of proliferation of diseases and contamination of water and soil management and disposal arising by inadequate waste organic, demonstrating composting as an alternative soil conservation, especially in the context of the semiarid region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799-
dc.date.accessioned2019-08-15T11:11:51Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-15T11:11:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental education  pt_BR
dc.subjectAgroecology  pt_BR
dc.subjectConservationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Jaceny Batista de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComposting as an agroecological practice: a case study at the Sumé-PB Agrotechnical School.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACENY BATISTA DE SOUSA - TCC AGROECOLOGIA 2013.pdf Jaceny Batista de Sousa - TCC Agroecologia CDSA 2013.996.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.