Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, S. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3025705976004082pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoA prática da leitura constitui-se como práxis indispensável ao desenvolvimento da cidadania. E ainda, ao exercício profissional de todos numa sociedade que tem o letramento como condição básica para a inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções dos professores acerca da prática da leitura para a formação docente. Os objetivos específicos são: conhecer a concepção dos professores universitários acerca da importância da leitura para a formação docente; identificar a concepção dos graduandos de Pedagogia acerca da importância da leitura para o processo de formação inicial; investigar a concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da importância da leitura para o processo de formação continuada. Este trabalho é norteado pelo seguinte questionamento: como a leitura pode contribuir para o aprimoramento da formação docente? Quanto ao percurso metodológico a primeira parte da pesquisa constituiu-se de um levantamento bibliográfico. A segunda etapa foi uma pesquisa de campo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Cajazeiras/PB e o Centro de Formação de Professores (CFP). Participaram da pesquisa seis sujeitos, a saber: dois graduandos do curso de Pedagogia do CFP; duas professoras do CFP e duas professoras da educação básica. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Resultados: o estudo realizado nos permite ratificar que a leitura é um meio eficaz de contribuir efetivamente com a formação docente. Os dados encontrados nesta pesquisa mostraram que a leitura contribui para a formação docente em todos os segmentos aqui discutidos, tanto para adquirir novos saberes, quanto para ampliar outros, aumentar o vocabulário, criar novas estratégias de ensino, ter autonomia nas discussões e também é um dos meios de ascender no mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe practice of reading constitutes as indispensable action to the development of the citizenship. And still, at the professional exercise of all people in a society that has the literacy as basic condition for the insertion in the job market. This research has as general objective to analyze the contributions of the practice of reading for teachers training. The specific objectives are: to know the perception of the academicals teachers concerning to the importance of reading for teachers training; to identify the conception of the students in the final years of Pedagogy degree about the importance of reading for the initial education process; to investigate the conception of the teachers from the begins years of elementary school on the importance of the reading for the continuing education process. This work is orientated by the following question: how can reading contribute to the enhancement of teachers’ formation? Relating to the methodological course the first part of this research was constituted of a bibliographical survey. The second stage was a field research, of the exploratory type with qualitative approach. The locus of the research was a state public school of Cajazeiras town in Paraiba, and the Center of Formation of Teachers (CFP). Six subjects participated of this research: two students in the final year of Pedagogy degree of CFP; two teachers of CFP and two teachers of the basic education. The instrument of collection of data was the interview semi structured. Results: the carried out study allows us to assure that the reading is an effective way of contributing for the teaching formation. The data found in this research showed that the reading contributes to the teaching training in all of the segments here discussed, so much to acquire new knowledge, as to enlarge others, to increase the vocabulary, to create new teaching strategies, to have autonomy in the discussions and also, it is one of the means for reaching the job market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811-
dc.date.accessioned2019-08-15T13:28:03Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-15T13:28:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática da leitura na formação docentept_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading practice in teacher educationpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' conceptions about reading for teacher education.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de. As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfSimone Cosma Galdino de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2016.327.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.