Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6188062408830466pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleParceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.pt_BR
dc.date.issued2018-07-26-
dc.description.abstractThis study aims to discuss the relevance of family and school partnership in the teaching-learning process before current challenges. For the accomplishment of this monograph, a bibliographic survey was carried out initially, in which authors that dealt with the function of each institution: family and school were searched. Besides authors who point out the importance of the partnership between school and family for the development of the child / student. Thus, the specific role of the family, related to the child's first learned abilities, such as the physical, the cognitive, the behavioral one, etc., was discussed. And the school's role in forming a critical citizen, who acts in society in order to transform it and that favors the integral formation of the student. The relationship between the school and the family was also discussed; the difficulties faced by these two institutions in order to cooperate together; and, the establishment of proposals that can help in this relationship. It is noticed that the two educational institutions, when united, favor the child/student learning development process. Through the field research, it was sought to know how the relationship between school and family happens in the current days in public schools. For that, the research was carried out in a state school, located in the city of Sousa, PB. The data were collected from an interview with the deputy director, two teachers, and two family members, two mothers. The proposed result with this partnership is the student integral formation so that the school helps the family and the family helps the school, both playing their roles, collaborating with each other in the teaching-learning process and the formation of the child. From this we conclude that although there are challenges to establishing the partnership, due to the difficulties that were seen in the course of the work, the school needs to propose strategies to call the family to participate in its activities, and stop calling the parents just for complaints or to take part in bimonthly meetings, instead shool should show parents how they can be part of the institution, being able to also make decisions with the school team and participate in the elaboration of projects, which helps directly in the teaching-learning process of the child/student. It is important yet to elucidate that families are heterogeneous, so the school needs to know the specificity of each family, and from this, establish strategies that can expand this partnership.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813-
dc.date.accessioned2019-08-15T13:40:03Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-15T13:40:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectParceria família - escolapt_BR
dc.subjectRelações escolarespt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectFamily - school partnershippt_BR
dc.subjectSchool relationspt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Milena Cabral de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool and family partnership in the teaching-learning process facing today's challenges.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILENA CABRAL DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMilena Cabral de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.524.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.