Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo conhecer a representação de professores e alunos de cursos de formação de professores, quanto a formação de docentes para exercer suas funções junto a discentes com necessidades educativas especiais. O referencial teórico está fundamentado no pensamento de autores como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin. Fundamentada numa abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas referente ao perfil dos sujeitos e duas questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é constituída por dez docentes e dez discentes de cinco cursos de formação de professores, distribuídos proporcionalmente, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas do método de Análise de Conteúdo, com a elaboração de categorias. Os resultados da pesquisa mostram que os sujeitos reconhecem a falta de capacitação na graduação dos professores, desenvolvimento de projetos inclusivos e adaptações nos currículos com criação de disciplinas adequadas para ensinar alunos com necessidades especiais. Os sujeitos demonstram a necessidade de mudanças para o adequado preparo dos graduandos no tocante à docência direcionada a alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.pt_BR
dc.date.issued2018-02-28-
dc.description.abstractThis research aimed to know the representation of teachers and students from teacher training courses,as well as the training of teachers to perform their duties with students with special needs.The theoretical framework is based on the thinking of authors like Mantoan, (2015), Cruz andGlat, (2014), Pimenta; Ghedin.The research is based on a qualitative approach, which had as a data collection instrument a questionnaire with three questions concerning the profile of the subjects, and two open questions related to the research objectives. The sample consists of ten professors and ten students of five teacher training courses, proportionally distributed, from the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras Campus - PB. Data were collected and analyzed using techniques of the content analysis method, with the elaboration of categories.The research results show that the subjects recognize the lack of training in teachers' graduation, development of inclusive projects, and adaptations in the curricula with creation of appropriate disciplines to teach students with special needs. The subjects demonstrate the need for changes for the adequate preparation of undergraduates regarding teaching directed to students with disabilities, global developmental disorder and high skills / giftedness.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5816-
dc.date.accessioned2019-08-15T14:05:26Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-15T14:05:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Francisca Abreu de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and inclusion of students with special educational needs.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisca Abreu de. Formação de professores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2018. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA ABREU DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfFrancisca Abreu de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.514.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.