Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380543172026454pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca-
dc.contributor.referee2ANDRADE , Francisco José de.-
dc.description.resumoA presente monografia, cujo tema é: importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, tem como objetivo geral analisar a importância e influência das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo do ensino e aprendizagem da leitura e escrita em sala de aula, discutindo pontos positivos e negativos. E como objetivos específicos: Investigar a importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita; Verificar o uso de recursos tecnológicos com professores do Ensino Fundamental I no processo de leitura e escrita; Apresentar e discutir os resultados da investigação feita com os professores em relação ao uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho, observa-se que os professores reconhecem a importância das tecnologias para esse novo processo de ensino moderno da leitura e da escrita, mas ainda encontram dificuldades, pois estas quando usadas de forma adequada possibilita aos seus usuários um leque de oportunidades para seu crescimento intelectual, quando ocorre o contrário pode levar tanto o professor como o aluno ao comodismo, mas por outro lado o uso dessas ferramentas torna o ambiente escolar prazeroso e inovador proporcionando a diminuição da exclusão digital, em que educandos se sentem inseridos nesse mundo globalizado participando de forma consciente do uso destas nesse novo mundo digital, podendo também estar conectados e publicar as suas diversas criações na rede.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleImportância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.pt_BR
dc.date.issued2015-11-05-
dc.description.abstractThis monograph, which theme is: importance of technology in the teaching and reading and writing learning, has as main objective to analyze the importance and influence of Information and Communication Digital Technologies in the teaching and learning process of reading and writing classroom, discussing strengths and weaknesses. And the following objectives: To investigate the importance of technology in the teaching and learning of reading and writing; Check the use of technological resources with I Fundamental School teachers in the reading and writing process; Present and discuss the results of the research done with teachers regarding the use of technological resources in the teaching and writing and reading skills.In this sense, from a literature review and field research as a methodology for the construction of this work, it is observed that teachers recognize the importance of technology for this new modern teaching process of reading and writing, but still find it difficult, as these when used properly enables its users a range of opportunities for intellectual growth when the opposite occurs can lead both the teacher and student to self-indulgence, but then using these tools makes the school environment pleasurable and innovative providing the reduction of the digital divide, in which students feel included in this globalized world participating consciously use these in this new digital world and can also be connected and publish their various creations on the network.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5817-
dc.date.accessioned2019-08-15T15:12:08Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-15T15:12:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Janiely Nascimento de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImportance of technology in the teaching and learning process of reading and writing.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Janiely Nascimento de. Importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANIELY NASCIMENTO DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfJaniely Nascimento de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.778.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.