Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5820
Title: Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Training and knowledge: perspectives and dilemmas of the teaching profession in early childhood education and early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Sebastiana de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
Keywords: Formação;Saberes docentes;Perspectivas;Dilemas;Formation;Teaching knowledge;Prospects;Dilemmas
Issue Date: 19-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Sebastiana de Sousa. Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico intitulado: Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: tem como objetivo investigar e analisar o processo de formação e os saberes, perspectivas e dilemas da profissão docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de compreender quais as implicações da formação e dos saberes no cotidiano da prática educativa diante dos dilemas da contemporaneidade? Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a importância dos saberes docente e os dilemas da profissão docente. A pesquisa foi realizada numa escola municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - PB, da zona rural. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores: Novóa (2002), Pimenta (2007), Ghedin (2002), Tardif (2008), Franco (2008), entre outros estudiosos e pesquisadores da formação docente e os saberes do conhecimento, da experiência e pedagógicos. Foi realizada uma pesquisa de campo, com (quatro) 04 docentes de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na coleta de dados utilizou-se como procedimentos uma entrevista semiestruturada aplicada com (dez) 10 questões anexa ao trabalho. Após a investigação constatou os seguintes resultados: os professores reconhecem a contribuição da formação inicial, e a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, como possibilidade de construir novos conhecimentos para ressignificar os saberes docentes necessários à prática educativa.
Abstract: This monograph entitled: Training and knowledge: prospects and dilemmas of the teaching profession in early childhood education and early years of elementary education: aims to investigate and analyze the process of training and knowledge, perspectives and dilemmas of the teaching profession in kindergarten and Years Initials of primary school, in order to understand the implications of training and knowledge in the educational practice every day before the contemporary dilemmas? This theme was chosen in order to increase knowledge on the topic and better understand the importance of teaching knowledge and the dilemmas of the teaching profession. The survey was conducted in a municipal school in Cachoeira dos Indios - PB, the countryside. The study was developed through a literature search based on the theoretical contributions of the following authors: Novoa (2002), Pepper (2007), Ghedin (2002), Tardif (2008), Franco (2008), among other scholars and researchers training teaching and knowledge of knowledge, experience and teaching. A field survey was carried out with (four) 04 teachers of Early Childhood Education and Early Years of elementary school, and the data collection was used as a semi-structured interview procedures as applied to (ten) 10 questions attached to the work. After the investigation found the following results: teachers recognize the contribution of initial training, and the need for continuous training and reflective, as the possibility of building new knowledge to reframe the knowledge teachers need to educational practice.
Keywords: Formação
Saberes docentes
Perspectivas
Dilemas
Formation
Teaching knowledge
Prospects
Dilemmas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5820
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEBASTIANA DE SOUSA OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015. pdfSebastiana de Sousa Oliveira. Monografia Pedagogia.2015.597.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.