Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Luísa de Marillac.
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijiane Marques.
dc.description.resumoO presente trabalho possui como principal objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ao considerar o nível acelerado das mudanças sociais, é perceptível que é no âmbito educacional, uma das primeiras instituições a sentir a diferença. Assim sendo, é possível perceber as dificuldades que os professores passam para definir e delimitar suas reais funções, causando desta forma uma “crise de identidade”. Sobre identidade, eixo norteador deste trabalho, pode-se afirmar que é construída na interação social e cultural dos sujeitos. Na busca desta compreensão, julgamos ser necessário enfatizar sobre as representações sociais dos professores, no intuito de entender até que ponto, a formação, a experiência, auxiliam na construção das representações. A pesquisa foi realizada através da abordagem autobiográfica em que o sujeito é o responsável pela elaboração e reconstrução de sua memória, narra acontecimentos a partir de uma demanda de observações e práticas, vivenciadas nos estágios supervisionados e como bolsistas do PIBID. Deste modo, esperamos contribuir na busca em compreender o universo docente, auxiliar e motivar profissionais em início de carreira, além dos professores que almejam melhorar sua prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleReflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.pt_BR
dc.date.issued2017-05-05
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como principal objetivo comprender la construcción de la identidad de los profesores que trabajan en la primária y la secundária. Al considerar el nivel acelerado de los cambios sociales, se torna perceptible que es en el ámbito educativo, una de las primeras instrucciones a sentir la diferencia. Por lo tanto, es posible percibir las dificultades que los profesores pasan para definir y delimitar sus reales funcione, causando entonces uma “crisis de identidad”. Sobre identidad, punto norteador de este trabajo, se puede afirmar que se construye en la interacción social y cultural de los sujetos. En la búsqueda de una comprensión, creemos en la necesidad de enfatizar acerca de las representaciones sociales de los profesores, para que se pueda entender hasta que punto la formación, la experiência, auxilian en la construcción de las representaciones. La investigación há sido realizada a través del abordaje autobiográfico en que el sujeto es el responsable por la elaboración y reconstrucción de su memória, narra acontecimientos a partir de una demanda de observaciones y prácticas vivenciadas en el período de pasantía supervisada y como becarios del PIBID. De este modo, esperamos contribuir en la búsqueda de una comprensión del universo docente, auxiliar y motivar a profesionales en el início de la carrera, además de los profesores que desean mejorar su práctica.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821
dc.date.accessioned2019-08-15T16:53:50Z
dc.date.available2019-08-15
dc.date.available2019-08-15T16:53:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectProfessional Identitypt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Simone da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on social identity and representation in the educational context.pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Simone da Silva. Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE DA SILVA MARTINS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2017.pdfSimone da Silva Martins. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017.618.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.