Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5826
Title: Contexto histórico, linguístico e educacional dos surdos, ao longo dos tempos: Um novo paradigma construído na realidade da escola bilíngue para surdos em Sumé-PB.
Other Titles: Historical, linguistic and educational context of the deaf throughout the ages: A new paradigm built on the reality of the bilingual deaf school in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Adriana Farias do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALENCAR, Joyce Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Marcelle Ventura.
Keywords: Surdos-escola bilíngüe;Escola bilíngüe;Desenvolvimento linguístico-surdos;Bilingual deaf school;Bilingual school;Deaf Language Development
Issue Date: 16-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Adriana Farias do. Contexto histórico, linguístico e educacional dos surdos, ao longo dos tempos: Um novo paradigma construído na realidade da escola bilíngue para surdos em Sumé-PB. 2014. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5826
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho investiga o desenvolvimento linguístico e educacional dos alunos que estudam na Escola Bilíngue para Surdos “Nossa Senhora da Conceição”, localizada na cidade de Sumé, um espaço educacional que deveria ser pólo linguístico e educacional para os surdos do cariri paraibano. A pesquisa se efetiva de acordo com a abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, o registro em caderno de campo e entrevista semi-estruturada com os discentes surdos. O objetivo geral propõe verificar as mudanças que ocorreram no processo linguístico, educacional e familiar dos surdos após ingresso nesta instituição para surdos em Sumé, fazendo um breve recorte histórico desde antiguidade até os dias atuais. Os objetivos específicos destinam-se a investigar como a mudança na perspectiva educacional possibilitou avanços linguístico para os alunos surdos, descrever e analisar as situações que envolvem o processo de apropriação linguística e o desenvolvimento educacional dos mesmos na referida escola. Para análise do desenvolvimento linguístico e educacional dos surdos, realizou-se um comparativo entre a situação vivenciada no passado e a atual condição dos estudantes surdos. No contexto familiar analisa-se o processo de comunicação entre os membros da família cotidianamente, antes e depois do aluno ingressar na Escola Bilíngue, e o interesse da família em aprender Libras para estabelecer uma comunicação efetiva; e no âmbito educacional as suas vivências na escola regular, e a aprendizagem neste espaço educativo. E, finalmente, a experiência dos alunos no cenário educacional bilíngue, e as mudanças ocorridas na vida de cada um, após adentrarem para estudar nesta instituição. Nossos resultados nos dizem que possível apontar a abordagem educacional bilíngue como aquela que melhor permitem o desenvolvimento do estudante surdo, pois respeita as suas particularidades linguísticas, educacionais e culturais.
Abstract: This study investigates the linguistic and educational development of the students at Bilingual School for Deaf People “NossaSenhora da Conceição”, in the city of Sumé, an educational space that should be a linguistic and educational center for deaf people on Paraíba‟scariri. The research is made by a qualitative approach. The data gathering instruments were the observation, field notebook records and semi-structured interviews with deaf students. Our general objective was to verify the changes that occurred in the linguistic, educational and familiar process of the subjects after joining this Institution for Deaf People in Sumé, making a brief historical view from antiquity to the present day.Our specific objectives were to investigate how the changes in the educational perspective allowed linguistic advances for deaf students, describe and analyze the situations involving their linguistic appropriation process and the educational development in this school. To analyze the student‟s educational and linguistic development, it was done a comparative between their lives in the past and their present condition. In the family context, we analyze the communication process between family members, daily, before and after the student joined the Bilingual School, and the family interest on learning Libras (Brazilian Sign Language) to establish effective communication and in the educational field, experiences in their regular school, and learning in this educational space.Finally, the student‟s improvement on bilingual education and the changes on their lives, after joining this institution. The results tell us that it is possible to point the bilingual education approach as the one that best enables the development of the deaf student respecting their linguistic, educational and cultural particularities.
Keywords: Surdos-escola bilíngüe
Escola bilíngüe
Desenvolvimento linguístico-surdos
Bilingual deaf school
Bilingual school
Deaf Language Development
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5826
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA FARIAS DO NASCIMENTO - TCC LECAMPO 2014.pdfAdriana Farias do Nascimento - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 20142.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.