Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831
Title: O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo.
Other Titles: The rural space represented in the songs and their contribution to teaching geography in rural schools.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ana Jussara Aires de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Walberto Barbosa da.
Keywords: Ensino de Geografia;Espaço rural;Educação do Campo;Música no ensino;Geography Teaching;Rural space;Field Education;Music in teaching
Issue Date: 11-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ana Jussara Aires de. O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo. 2014. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo identificar os conceitos e elementos que caracterizam o espaço rural no ensino de geografia e a potencialidade na utilização da musica no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo. Através das músicas analisadas, os professores de geografia das escolas do campo poderá usar a música de diversas formas, tanto sua letra, quanto seu ritmo, para facilitar a compreensão dos alunos em temas que abordam o espaço rural no contexto geográfico. Sendo assim, a música terá a função de trazer às aulas de geografia novas possibilidades e sensações, tornando-as mais atraentes e de fácil assimilação e contribuindo no processo de ensino – aprendizagem nas escolas do campo.
Abstract: This study aims to identify the concepts and elements that characterize rural areas in the teaching of geography and capability of the use of music in the process of teaching and learning in geography lessons in rural schools. In this research the assumption of qualitative research was used by content analysis. Through the songs analyzed, the geography teachers of rural schools will be able to use music in different ways, both its lyrics and its rhythm, to facilitate students' comprehension on topics that address the rural areas in the geographical context. Thus, the music will serve to bring to geography lessons new possibilities and sensations, making them more attractive and easy to assimilate, thus helping in the teaching and learning process in rural schools.
Keywords: Ensino de Geografia
Espaço rural
Educação do Campo
Música no ensino
Geography Teaching
Rural space
Field Education
Music in teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA JUSSARA AIRES DE OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2014.pdfAna Jussara Aires de Oliveira - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2014348.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.