Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3561945298593544pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.oliveira-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo identificar os conceitos e elementos que caracterizam o espaço rural no ensino de geografia e a potencialidade na utilização da musica no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo. Através das músicas analisadas, os professores de geografia das escolas do campo poderá usar a música de diversas formas, tanto sua letra, quanto seu ritmo, para facilitar a compreensão dos alunos em temas que abordam o espaço rural no contexto geográfico. Sendo assim, a música terá a função de trazer às aulas de geografia novas possibilidades e sensações, tornando-as mais atraentes e de fácil assimilação e contribuindo no processo de ensino – aprendizagem nas escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2014-04-11-
dc.description.abstractThis study aims to identify the concepts and elements that characterize rural areas in the teaching of geography and capability of the use of music in the process of teaching and learning in geography lessons in rural schools. In this research the assumption of qualitative research was used by content analysis. Through the songs analyzed, the geography teachers of rural schools will be able to use music in different ways, both its lyrics and its rhythm, to facilitate students' comprehension on topics that address the rural areas in the geographical context. Thus, the music will serve to bring to geography lessons new possibilities and sensations, making them more attractive and easy to assimilate, thus helping in the teaching and learning process in rural schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831-
dc.date.accessioned2019-08-15T20:32:52Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-15T20:32:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEspaço ruralpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectMúsica no ensinopt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectRural spacept_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectMusic in teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ana Jussara Aires de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe rural space represented in the songs and their contribution to teaching geography in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Jussara Aires de. O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo. 2014. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA JUSSARA AIRES DE OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2014.pdfAna Jussara Aires de Oliveira - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2014348.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.