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Title: Gênero e educação: contribuições que as práticas educativas oferecem para as desmistificações de preconceitos nas relações de gênero.
Other Titles: Gender and education: contributions that educational practices make to the demystification of prejudice in gender relations.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Auricélia de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Identidade e gênero;Práticas educativas;Educação e gênero;Identity and gender;Educational practices;Education and gender
Issue Date: 16-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Auricélia de Melo. Gênero e educação: contribuições que as práticas educativas oferecem para as desmistificações de preconceitos nas relações de gênero. 2014. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5834
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola no município de Sumé – PB, referenciada em pressupostos teóricos pertinente às relações de gênero no contexto escolar. Destaca-se a importância da escola na construção da identidade de gênero pautada na igualdade, através da sua contribuição para desmistificar preconceitos. Nesse sentido, a questão analisada é: quais as contribuições que as práticas educativas oferecem para a desmistificação de preconceitos nas relações de gênero? Dessa forma, procuramos analisar se as práticas educativas desenvolvidas na referida escola contribuem para a desmistificação do preconceito de gênero. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores/professoras, grupo focal formado por alunos/alunas, bem como observações do cotidiano da escola, com o intuito de aproximação com objeto de estudo. O trabalho apresenta embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado a partir das reflexões de autores como, Bourdieu (2002) e Louro (1997). Apresenta-se o conceito de gênero atrelado a uma concepção de educação pautada no respeito às diferenças. De um lado, as análises nos apontam que a escola tem desenvolvido ações que contribui para desmistificar preconceitos, com base no combate a desigualdade de gênero. Por outro lado, essas ações são eventuais, ainda não sistematizadas dentro do currículo da escola. Então, a partir do que foi diagnosticado recomenda-se que o ideal seja incorporar as discussões pertinentes às relações de gênero em todas as disciplinas, nos conteúdos trabalhados em sala de aula, como também nas atividades extraclasses, e assim essas questões sejam inclusas nas práticas educativas como ações permanentes.
Abstract: The present work is the result of a field research, performed in a school in the city of Sumé – PB, referenced on theoretical premises pertinent to gender relations in the school context. We highlight the importance of school in the construction of a gender identity ruled by equality, through its contribution to demystify prejudices. In this sense, the question analyzed is: what are the contributions that educational practices offer to demystify prejudices on gender relations? This way, we have tried to analyze whether the educational practices developed on the referred school contribute to demystify the gender prejudice. For that, interviews with teachers were performed, with a focal group formed by students, as well as observations from the school everyday life, in order to get closer to the object of study. The paper presents theoretical bases related to the analysis of the researched material departing from reflections of authors such as Bourdieu (2002) and Louro (1997). We present the concept of gender linked to a conception of education based on the respect of differences. On one side, the analyses point us that the school has developed actions that contribute to demystify prejudices, based in combating gender inequality. On the other side, these actions are casual, not yet systematized within the school curriculum. Then, based on what has been diagnosed it is recommended that the ideal is to incorporate the discussions pertinent to gender relations in all disciplines, in the contents worked in classroom, as well as in the extra class activities, so that these issues are included in educational practices as permanent actions.
Keywords: Identidade e gênero
Práticas educativas
Educação e gênero
Identity and gender
Educational practices
Education and gender
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5834
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

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