Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
Title: A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
Other Titles: The influence of the PIBID / CAPES program on school performance of the mathematics discipline of schools in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Marcus Bessa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação - Matemática;Escola;PIBID;Capes. I;Education - Mathematics;School
Issue Date: 23-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Danilo de Sousa. A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
???metadata.dc.description.resumo???: Com a crescente ampliação das universidades no Brasil, a acessibilidade ao ensino superior tem sido meta de muitos estudantes da educação básica. Cada vez mais estudantes são favorecidos com a proximidade de uma instituição de educação de nível superior. Com esta difusão do ensino superior a relação universidade – sociedade é favorecida em uma das formas através de ações desenvolvidas com graduandos que atuam diretamente na sociedade, seja com disciplinas específicas como as de estágio supervisionado, ou através de projetos criados que envolvam a sociedade nos seus diversos setores (educacional, cultural, público, etc.). Nos projetos desenvolvidos pelas universidades o graduando tem oportunidade de, dependendo do tipo de projeto que se engaje, vivenciar sua futura prática, ter experiências com outra área que não seja a de sua atuação entre outras, e isso acarreta num profissional mais certo de seus objetivos e com uma visão um pouco mais ampla em relação aqueles que não passaram pela experiência prática possibilitada pelos projetos. Com as diversas áreas de atuação de um projeto de intervenção social, focamos a área da educação, tendo em vista nossa formação em um curso de licenciatura. Com a implementação de um projeto que visa favorecer a educação com suas ações, temos a necessidade de observar os resultados obtidos com a implementação deste. Para tanto, observamos a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) um dos programas financiados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no processo de aprendizagem dos estudantes, os quais encontram-se em vigência em escolas públicas da cidade de Sumé- PB. Trata-se de uma pesquisa na qual fará referência às médias bimestrais obtidas pelos estudantes.
Abstract: With the growing expansion of universities in Brazil, accessibility to higher education has been target of many students of basic education. Increasingly students are favored with proximity to an institution of higher education. With this diffusion of higher education at university relationship - society is one of the favored ways of actions undertaken with undergraduates who work directly in society, either with specific subjects such as supervised internship, or created through projects that involve society in their various sectors (educational, cultural, public, etc.). In projects developed by universities undergraduates have the opportunity, depending on the type of project that engages, experience their future practice, have experiences with other area other than his performance among others, and this entails a more certain professional goals and with a somewhat broader view regarding those who have not passed through practical experience made possible by the projects. With several areas of a project of social intervention, we focus on the area of education, in light of our training on a degree course. With the implementation of a project that aims to promote education through their actions, we need to observe the results obtained by implementing this. For this, we observe the influence of the Institutional Program Initiation to Teaching (PIBID) of the programs funded by CAPES - Coordination of Improvement of Higher Education Personnel in students' learning process, which are in effect on public schools city Sumé- PB. This is a survey in which reference to the bimonthly averages obtained by the students.
Keywords: Educação - Matemática
Escola
PIBID
Capes. I
Education - Mathematics
School
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO DE SOUSA COSTA - TCC LECAMPO 2014.pdfDanilo de Sousa Costa - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2014493.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.