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Title: Políticas públicas para a juventude: a implantação do programa ProJovem Urbano no município de Campina Grande – Paraíba.
Other Titles: Public policies for youth: the implementation of ProJovem Urbano program in the municipality of Campina Grande - Paraíba.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Thiago Charlly Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Darcon
???metadata.dc.contributor.referee1???: BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
Keywords: Políticas públicas;Estado;Juventude;Public policies;State and yout
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, Thiago Charlly Araújo de. Políticas públicas para a juventude: a implantação do programa ProJovem Urbano no município de Campina Grande – Paraíba. 2015. 49 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5843
???metadata.dc.description.resumo???: Promover as condições necessárias para a equiparação social é um dos objetivos dos Estados, sendo este, provido através de ações e projetos sociais que busquem este resultado. Neste meio, origina-se as ações estruturadas para os jovens retirando-os da marginalização, desemprego, pobreza e futuro incerto. Nesta percepção, gerar a educação necessária para que estes jovens se desenvolvam é encarada como fator diferencial no cenário social. O Projovem Urbano vem com o objetivo de propor a volta de jovens com idade entre 18 à 29 anos que sejam alfabetizados ao meio acadêmico, melhorando suas perspectivas de vida e reduzindo as discrepâncias entre as classes sociais. Entender tal situação de forma holística permite a melhor análise e norteio sobre os meios utilizados para retirar jovens de situação degradante promovendo a ascensão social, utilizando os mecanismos da educação e emprego formal e sustentável. Esta pesquisa destinou-se a perceber a realidade que o programa se encontra através da visão dos coordenadores do Programa no Município, dos monitores responsáveis pelos arcos ocupacionais e dos beneficiários avaliando sempre como se deu sua implantação e renovação do projeto, o atual status em que o programa se encontra, suas dificuldades e perspectivas de futuro, coletando tais informações no meio onde os fatos ocorrem. A partir das informações geradas pela pesquisa, permitiu-se vislumbrar que os processos “meio” do programa não conseguem, no momento, propor as soluções esperadas por cada um dos beneficiários e, também, ànão existência de programas de acompanhamento destes jovens na continuação de seus estudos e/ou na inserção ao mercado de trabalho. Apesar destas problemáticas, viu-se que o programa consegue impulsionar a jovens, que não estão na vida acadêmica, a volta aos estudos, com um percentual que permeia 50% dos jovens que iniciam o projeto. Portanto, é esperado que ocorram impactos na vida social dos jovens que continuam seus estudos melhorando suas condições básicas de vida e promovendo equiparação social.
Abstract: To promote the necessary conditions to social equality is one of the State aims through projects and actions that aim at this outcome. Actions aiming at youngsters’ lives are implemented, by taking them out of the streets, unemployment, poverty and uncertain future. Having this in mind, the differential in the social scenario is to create the education needed to the youngsters’ development. The project called “ProjovemUrbano” and has as aim to bring youngsters between 18 to 29 years-old to the academic environment, improving their life perspectives and reducing the difference among social classes. To understand the situation allows better analysis towards the project and an aim to take the youngsters out of their present situation, promoting social mobility, through education and formal employment. This research’s goal is to analyze the reality in which this program finds itself, through their coordinators at towns, their monitors and recipients. The analysis is done through evaluation of how the project implementation and renewal is done, its current situation, its difficulties and its plans. The information is gathered in the place the facts occur. The results found through the information allow us to see that the middle of the process cannot, for now, offer the expected solutions to each recipient and the perception that there is no follow through program to which the youngsters can be supported in their studies and labor market. However, it was also seen that the program helps youngsters to go back to school and academic life, according to 50% of the youngsters who stayed in school after beginning the project. Therefore, social impact in their lives is expected, being able to improve their basic life conditions, promoting social equality.
Keywords: Políticas públicas
Estado
Juventude
Public policies
State and yout
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5843
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