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Title: A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
Other Titles: The call center activity: repercussions for workers' health and for organizations.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NUNES, Aline Vieira de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIRMO, Luciene Alencar.
Keywords: Saúde;Teleatendimento;Organização do trabalho.;Telemarketing;Health;Work organization
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento. A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações. 2014. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
???metadata.dc.description.resumo???: As transformações ocorridas no mundo trabalho tem gerado grandes mudanças no contexto laboral sobretudo devido a tendência da terceirização e das subcontratações, implementada pelas novas formas de gestão. Nesse cenário, podem ser encontradas as empresas de teleatendimento. A atividade de trabalho desenvolvida nessas empresas traz consigo implicações diversas para a saúde dos teleatendentes, principalmente devido ao rígido controle do comportamento, da fala, do tempo e das variabilidades do relacionamento com o público, pares e chefias. Desse modo, esse trabalho buscou refletir sobre o impacto que a atividade do teleatendimento tem para a saúde dos trabalhadores e como isso repercute para essas empresas. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, foram visitadas as obras de autores que discutem a realidade do mundo do trabalho, a relação entre trabalho e saúde, bem como foi realizado um levantamento de estudos sobre o teleatendimento nas bases de dados eletrônicos SciELO e Periódicos CAPES. Nos estudos consultados, percebeu-se que a atividade de trabalho dos teleatendentes tem impactado a saúde dos mesmos, ocasionando diversas enfermidades a esses indivíduos. Esse fato, além de se apresentar como um fator de sofrimento no trabalho dos teleatendentes, intensificam a precarização das relações de trabalho presentes nessas organizações. Por outro lado, verificou-se ainda que essa atividade traz consequências para as próprias empresas, que tem que lidar com os altos níveis de rotatividade, absenteísmo, afastamentos do trabalho e ocorrências de ações trabalhistas. Desse modo, acredita-se na necessidade da realização de estudos que busquem analisar a gestão do trabalho dessas empresas, explorando a questão da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos teleatendentes imersos em um cenário cada vez mais precário, instável e flexível.
Abstract: The changes which occurred in the work world has generated major transformations in the employment context, mainly because the trend to outsourcing and subcontracting, implemented by the new ways of management. In this scenario, the telemarketing companies can be found. Work activity developed in these companies brings several implications for the health of the attendants, mainly due to the strict control of behavior, speech, time and the variability found in the relationship with the public, peers and supervisors. This study aimed to reflect on the impact of the telemarketing activity has on the workers’ health and how this affects those the companies.Through a literature review, it was investigated the work of authors who discuss the reality of the working world and the relationship between work and health. It was conducted in the electronic databases SciELO and CAPES periodicals a search on the studies about the telemarketing. In the consulted studies, it could be comprehended that the work activity has affected the telemarketers healthy, causing many diseases. This element, in addition to be a factor of the telemarketers suffering at work, it intensifies the precariousness of labor relations in those organizations. On the other hand, it was found that this activity has consequences for the companies themselves, who have to deal with the high turnover of staff, absenteeism, sick leave and labor claims. It is believed in the necessity of studies that seek to investigate the work management of these companies, exploring the issue of health, well-being and quality of life of telemarketers, which are immersed in an increasingly precarious, unstable and flexible scenario.
Keywords: Saúde
Teleatendimento
Organização do trabalho.
Telemarketing
Health
Work organization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
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