Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850
Title: A matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar.
Other Titles: The field everyday math versus school math.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Isaias Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENEZES, Marcus Bessa de.
Keywords: Educação do Campo;Ensino de matemática;Saberes do cotidiano;Contextualização etnonamatemática;Field education  ;Math teaching  ;Daily knowledge  ;Ethnonamathematic contextualization
Issue Date: 16-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Isaias Pereira de. A matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar. 2014. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho nasceu de inquietações advindas da nossa vivência no ensino da Matemática na escola básica. Tem como perspectiva incentivar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma contextualizada, levando em conta diferentes definições de contextualização. O tema principal é a explicitação de conhecimentos matemáticos movimentados no cotidiano do “homem do campo” e o confronto com os conhecimentos matemáticos promovidos na escola. No desenvolvimento desse trabalho demos ênfase a alguns relatos narrativos de experiências por nos vividas enquanto originários do espaço rural, onde o manejo de conhecimentos matemáticos e práticas típicas se estabelecem num processo tradicional, de geração a geração. Usamos como base teórica, estudos de educadores matemáticos que abordam em seus trabalhos a contextualização e também a Etnomatemática, a fim de dimensionar o papel desses conhecimentos na formação do sujeito, valorizando saberes e práticas pré- estabelecidas.
Abstract: This work grew out of concerns arising from our experience in the teaching of mathematics in primary school. Its perspective encourage the teaching and learning of mathematics in context, taking into account different definitions of context. The main theme is the busiest explicit mathematical knowledge in daily " the man of the countryside" and the confrontation with the mathematical knowledge promoted in school. In developing this work we emphasize some narrative accounts of experiences lived while originating in the countryside, where the management of mathematical knowledge and practices typical settling in a traditional process, from generation to generation. Used as a theoretical basis, studies of mathematics educators in their work addressing contextualization and also Ethnomathematics in order to scale the role of such knowledge in the subject formation , valuing knowledge and pre - established practices.
Keywords: Educação do Campo
Ensino de matemática
Saberes do cotidiano
Contextualização etnonamatemática
Field education  
Math teaching  
Daily knowledge  
Ethnonamathematic contextualization
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAIAS PEREIRA DE ARAÚJO - TCC LECAMPO 2014.pdf Isaias Pereira de Araújo - TCC LECAMPO 2014324.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.