Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, I. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3512311206410410pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee2MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.araujo-
dc.description.resumoO presente trabalho nasceu de inquietações advindas da nossa vivência no ensino da Matemática na escola básica. Tem como perspectiva incentivar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma contextualizada, levando em conta diferentes definições de contextualização. O tema principal é a explicitação de conhecimentos matemáticos movimentados no cotidiano do “homem do campo” e o confronto com os conhecimentos matemáticos promovidos na escola. No desenvolvimento desse trabalho demos ênfase a alguns relatos narrativos de experiências por nos vividas enquanto originários do espaço rural, onde o manejo de conhecimentos matemáticos e práticas típicas se estabelecem num processo tradicional, de geração a geração. Usamos como base teórica, estudos de educadores matemáticos que abordam em seus trabalhos a contextualização e também a Etnomatemática, a fim de dimensionar o papel desses conhecimentos na formação do sujeito, valorizando saberes e práticas pré- estabelecidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar.pt_BR
dc.date.issued2014-04-16-
dc.description.abstractThis work grew out of concerns arising from our experience in the teaching of mathematics in primary school. Its perspective encourage the teaching and learning of mathematics in context, taking into account different definitions of context. The main theme is the busiest explicit mathematical knowledge in daily " the man of the countryside" and the confrontation with the mathematical knowledge promoted in school. In developing this work we emphasize some narrative accounts of experiences lived while originating in the countryside, where the management of mathematical knowledge and practices typical settling in a traditional process, from generation to generation. Used as a theoretical basis, studies of mathematics educators in their work addressing contextualization and also Ethnomathematics in order to scale the role of such knowledge in the subject formation , valuing knowledge and pre - established practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850-
dc.date.accessioned2019-08-16T10:45:11Z-
dc.date.available2019-08-16-
dc.date.available2019-08-16T10:45:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectSaberes do cotidianopt_BR
dc.subjectContextualização etnonamatemáticapt_BR
dc.subjectField education  pt_BR
dc.subjectMath teaching  pt_BR
dc.subjectDaily knowledge  pt_BR
dc.subjectEthnonamathematic contextualizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Isaias Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe field everyday math versus school math.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Isaias Pereira de. A matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar. 2014. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAIAS PEREIRA DE ARAÚJO - TCC LECAMPO 2014.pdf Isaias Pereira de Araújo - TCC LECAMPO 2014324.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.