Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857
Title: O Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB.
Other Titles: The teaching of geography in the country school: the case of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: LOURDES, Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Quezia Vila Flor.
Keywords: Educação do Campo;Ensino de Geografia;Escolas do campo;Práticas pedagógicas
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOURDES, Maria de. O Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB. 2014. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa tem como objetivo Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz – Sumé – PB. Foram utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa, através do estudo de caso. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos na biblioteca do CDSA - UFCG, como também em sites dos seguintes temas: ensino de geografia, ensino de geografia nos anos iniciais e educação do campo. No segundo momento foi realizada a pesquisa de campo, através das seguintes técnicas de pesquisa: a entrevista, a observação e a aplicação de questionários. A seção terceira titulada “O Ensino de Geografia na Escola do Campo”, nesta seção analisou-se o estudo da ciência geográfica com base nas concepções dos alunos e mostramos como é desenvolvido o ensino de geografia, através da organização pedagógica do ensino de geografia realizada pelos professores abrangendo as seguintes dimensões: conteúdos, objetivos, conceitos geográficos, metodologia, recursos didáticos e avaliação. No decorrer da pesquisa identificamos que o ensino da geografia passou por mudanças significativas nos últimos anos. Mas na escola do campo (pesquisada) não há um acompanhamento dessas mudanças no tocante ao ensino da disciplina. São muitos os fatores que impedem o professor do ensino fundamental de utilizar-se das dinâmicas que o espaço geográfico oferece. Para se fazer um trabalho voltado especificamente para a área de geografia é preciso que o professor seja dinâmico, tenha um bom planejamento para ensinar os conteúdos e os conceitos de geografia, tenha contato com os recursos ambientais, entre outros, e se utilize dos recursos existentes no espaço escolar e geográfico.
Abstract: The research titrated on geography in teaching of field schools: The case of the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz. Has the objective indentified the pedagogical practices developed in the teaching of geography at the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz – Sumé –PB. In this research the assumptions of qualitative research, through the case study were used. In the first moment the research, a bibliographical research of books and articles was performed in the CDSA library – UFCG but also on websites of the following themes: geography teaching, geography teaching in the initial years and field education. The second moment the field research was performed at the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz –Sumé –PB, through the following research techniques: entrevisty observation and the application of questionnaires. At elapse the research identified that the teaching of geography went through some changes significant in recent years. But in the field school (researched) there is not one monitoring of these changes in relation to the teaching of the discipline. There are many factors that hinder the fundamental teaching a teacher to use up the dynamics that provides the geographic space. To make a work geared specifically to the area of geography is necessary that the teacher be dynamic, have a good plan to teach the content of geography, has contact the environmental resources, among others and use of existing resources in school space and geographic.
Keywords: Educação do Campo
Ensino de Geografia
Escolas do campo
Práticas pedagógicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES - TCC LECAMPO 2014.pdfMaria de Lourdes - TCC LECAMPO 20141.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.