Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOURDES, M.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2FURTADO, Quezia Vila Flor.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.lourdes-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz – Sumé – PB. Foram utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa, através do estudo de caso. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos na biblioteca do CDSA - UFCG, como também em sites dos seguintes temas: ensino de geografia, ensino de geografia nos anos iniciais e educação do campo. No segundo momento foi realizada a pesquisa de campo, através das seguintes técnicas de pesquisa: a entrevista, a observação e a aplicação de questionários. A seção terceira titulada “O Ensino de Geografia na Escola do Campo”, nesta seção analisou-se o estudo da ciência geográfica com base nas concepções dos alunos e mostramos como é desenvolvido o ensino de geografia, através da organização pedagógica do ensino de geografia realizada pelos professores abrangendo as seguintes dimensões: conteúdos, objetivos, conceitos geográficos, metodologia, recursos didáticos e avaliação. No decorrer da pesquisa identificamos que o ensino da geografia passou por mudanças significativas nos últimos anos. Mas na escola do campo (pesquisada) não há um acompanhamento dessas mudanças no tocante ao ensino da disciplina. São muitos os fatores que impedem o professor do ensino fundamental de utilizar-se das dinâmicas que o espaço geográfico oferece. Para se fazer um trabalho voltado especificamente para a área de geografia é preciso que o professor seja dinâmico, tenha um bom planejamento para ensinar os conteúdos e os conceitos de geografia, tenha contato com os recursos ambientais, entre outros, e se utilize dos recursos existentes no espaço escolar e geográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe research titrated on geography in teaching of field schools: The case of the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz. Has the objective indentified the pedagogical practices developed in the teaching of geography at the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz – Sumé –PB. In this research the assumptions of qualitative research, through the case study were used. In the first moment the research, a bibliographical research of books and articles was performed in the CDSA library – UFCG but also on websites of the following themes: geography teaching, geography teaching in the initial years and field education. The second moment the field research was performed at the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz –Sumé –PB, through the following research techniques: entrevisty observation and the application of questionnaires. At elapse the research identified that the teaching of geography went through some changes significant in recent years. But in the field school (researched) there is not one monitoring of these changes in relation to the teaching of the discipline. There are many factors that hinder the fundamental teaching a teacher to use up the dynamics that provides the geographic space. To make a work geared specifically to the area of geography is necessary that the teacher be dynamic, have a good plan to teach the content of geography, has contact the environmental resources, among others and use of existing resources in school space and geographic.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857-
dc.date.accessioned2019-08-16T11:48:51Z-
dc.date.available2019-08-16-
dc.date.available2019-08-16T11:48:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURDES, Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geography in the country school: the case of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLOURDES, Maria de. O Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB. 2014. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES - TCC LECAMPO 2014.pdfMaria de Lourdes - TCC LECAMPO 20141.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.