Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5858
Title: Feira de animais de Sumé – PB : Uma análise dos aspectos econômicos e sociais.
Other Titles: Sumé Animal Fair - PB: An analysis of the economic and social aspects.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Jocemar da Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Feira livre;Feira de animais;Comércio de animais;Free fair  ;Animal fair  ;Animal trade
Issue Date: 17-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Jocemar da Rocha. Feira de animais de Sumé – PB : Uma análise dos aspectos econômicos e sociais. 2014. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5858
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como intenção compreender a feira livre especificando a feira de animais da cidade de Sumé/PB; uma das feiras importantes para o comércio local, que envolve pessoas de várias cidades de outras regiões e de outros estados. Neste sentido meu objetivo geral foi analisar os aspectos econômicos sociais e culturais da feira de animais do município de Sumé-PB. Sendo assim se fez necessário estudar autores que tivesse maior relação com o setor econômico de determinadas feiras a exemplo de Dantas (2007), Miranda (2009), entre outros. Desta forma procurou-se adotar como objetos de estudo fazer uma análise e identificar os acontecimentos históricos, econômicos e da educação em meio à feira de animais, destacando a recente mudança da feira de seu antigo espaço para um novo, e as mudanças sociais. A pesquisa se realizou no local da feira, a partir de diferentes metodologias utilizando o método dialético e o estudo de caso que possibilitou descrever uma investigação detalhadamente da feira de animais de Sumé -PB, além de observações presenciais, rodas de conversas com os feirantes e pesquisa bibliográfica, para melhor conhecimento dos aspectos econômicos e comerciais. Foi necessário utilizar dados do IBGE. Assim, demonstrou-se a necessidade de uma conscientização dos feirantes e do poder público para o fato que atualmente a feira está desorganizada e com a infraestrutura adequada e divulgação a mesma pode aumentar o número de comercialização de animais, o que poderá beneficiar não só os feirantes, mas o município como um todo.
Abstract: This tem as intenção trabalho livre compreender to specifying a feira feira of animais da cidade de Sumé / PB; uma das or local comércio important that envolvem pessoas of várias speeds of regiões outras e outros feiras states. Neste sense foi meu geral aim at analyzing economic aspects and you sociais Culturais of animais da feira do município of Sumé-PB. Sendo is fez assim necessário estudar authors tivesse relação maior com or econômico setor certain feiras to exemplo Dantas (2007), Miranda (2009), between outros. Desta form procurou-like objects are adotar estudo análise fazer uma os and identify historical acontecimentos, economie and gives educação em meio à feira of animais, highlighting recente mudança of antigo da feira seu novo espaço to um, and as sociais Mudanças. A screening is nonlocal realizou da feira, from using different methodologies or method of dialectic and eo estudo case possibilitou descrever investigação detalhadamente uma da feira of animais of Sumé -PB, além of observações presenciais Rhodes of converts com os feira da feirantes , and bibliographic research for conhecimento melhor e comerciais two economic aspects. Foi necessário use dice IBGE. Assim, demonstrou-se uma conscientização to necessidade of two feirantes and public authority to do or phosphate that is disorganized atualmente feira e com e to infraestrutura suitable finishing divulgação to increase or prune mesma Comercialização number of animais, or benefit Podera não só os feirantes more or município like um all.
Keywords: Feira livre
Feira de animais
Comércio de animais
Free fair  
Animal fair  
Animal trade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5858
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCEMAR DA ROCHA LIMA - TCC LECAMPO 2014.pdfJocemar da Rocha Lima - TCC LECAMPO 2014916.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.