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Title: Marketing subliminar: descobrindo o lado oculto da propaganda.
Other Titles: Subliminal Marketing: Discovering the Hidden Side of advertising.
???metadata.dc.creator???: HONORATO, Glefferson Paiva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
Keywords: Subliminar;Propaganda;Subconsciente;Subliminal;Advertising;Subconscious
Issue Date: Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HONORATO, Glefferson Paiva. Marketing subliminar: descobrindo o lado oculto da propaganda. 2016. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5861
???metadata.dc.description.resumo???: Com o desenvolvimento das técnicas de fabricação os produtos se tornaram cada vez mais equiparados e competitivos, apenas descrever suas características e seus benefícios se tornou insuficiente para convencer o consumidor. O foco da propaganda passou de uma abordagem racional para um apelo emocional. Na busca por um marketing cada vez mais eficaz surge a propaganda subliminar, uma forma de propaganda supostamente capaz de convencer o consumidor inconscientemente. A sua característica principal é que não pode ser percebida diretamente e nem facilmente pelo individuo. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar as opiniões das pessoas diante das propagandas que supostamente possam ser consideradas subliminares. O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada a partir de uma amostragem selecionada por conveniência. A amostra da pesquisa foi censitária e envolveu 25 respondentes. Para coleta dos dados foi utilizado o questionário. Como resultado obtido percebeu-se que quanto maior o tempo de exposição e nível de informações referentes a itens subliminares, estes passam a ser mais percebidos. Conclui-se que independentemente da eficácia ou não das mensagens subliminares, é relevante levar em conta que cada pessoa pensa e age de forma diferente e, dessa forma, o que pode funcionar para uma não necessariamente irá funcionar para outra pessoa.
Abstract: With the development of manufacturing techniques, products have become increasingly similar, competitive, just describe their characteristics, and their benefits became insufficient to convince the consumer, the focus of advertising has gone from a rational approach to an emotional appeal. In the search for more effective marketing, it comes the subliminal advertising, a form of advertisement supposedly able to convince consumers unconsciously, its main feature is that the individual cannot direct and easily perceive it. The objective of this study is to evaluate people's opinions on the advertisements that supposedly can be considered subliminal. The method used was descriptive-exploratory. The research was conducted from a selected sampling by convenience. The research sample was census and involved 25 respondents. Questionnaire was used for data collection. As a result, it was found that the longer the duration of exposure and level of information regarding subliminal items they become more perceived. It is concluded finally that regardless of the effectiveness of subliminal messages or not, it is important to consider that each person thinks and acts differently and in this way what may work for one will not necessarily work for another person.
Keywords: Subliminar
Propaganda
Subconsciente
Subliminal
Advertising
Subconscious
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5861
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