Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5866
Title: Razão e Intuição na Tomada de Decisão: um Estudo Com Gestores de uma Agência de Viagens do Estado da Paraíba.
Other Titles: Reason and Intuition in Decision Making: a Study With Managers of a Paraíba State Travel Agency.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Jozelma Dias Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OURIQUES, Raquel Andrade Barros
Keywords: Incerteza;Racionalidade;Intuição;Uncertainty;Rationality;Intuition
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, J. D. B. Razão e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma agência de viagens do estado da Paraíba. 2014. 55 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5866
???metadata.dc.description.resumo???: Compreender a importância da razão e intuição no ambiente de decisão de uma empresa, bem como o comportamento dos seus gestores é de fundamental importância para a mesma, uma vez que permite repensar suas práticas estratégicas. O presente estudo desenvolve-se em uma agência de viagens e turismo no estado da Paraíba, o qual tem como objetivo analisar se em ambientes de incerteza, os gestores da agência tomam suas decisões predominantemente através da razão ou intuição. Este estudo trata de uma pesquisa descritiva conduzida sob a forma de estudo de caso, na intenção de caracterizar o modo de tomada de decisão dos gestores e suas influências no ambiente organizacional. Portanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa da problemática de estudo, através da coleta dos dados oriundos de três questionário propostos por Guimarães (2005), os quais caracterizam os participantes, o ambiente e o estilo decisório. Os resultados apontam os gestores desta agência com perfil decisório predominantemente racional.
Abstract: Understand the importance of reason and intuition in the decision-making environment of a company as well as the behavior of their managers is fundamental to this company, since allows rethink their strategic practices. This study develops in a travel agency and tourism in the state of Paraiba, which aims to analyze if in environments of uncertainty, the agency managers make their decisions through reason or intuition. This study is a descriptive study conducted in the form of a case study in an attempt to characterize the mode of decision making of managers and their influences in the organizational environment. Therefore, it was used a quantitative approach to the study problem, by collecting data from three questionnaires proposed by Guimarães (2005), which characterize the participants, the environment and the decision-making style. The results show the managers of this agency with predominantly rational decision profile.
Keywords: Incerteza
Racionalidade
Intuição
Uncertainty
Rationality
Intuition
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5866
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOZELMA DIAS BARROS ALVES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfJozelma Dias Barros Alves - Relatório de Estágio Administração CH 2014355.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.