Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFIGUEIREDO, L. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8234651670307916pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, F. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3527352218191692pt_BR
dc.description.resumoA escassez dos recursos hídricos no semi-árido nordestino acontece devido diferenças marcantes entre o período chuvoso e o seco. O uso inadequado e o desperdício da água configuram outro grave problema. Preocupados com esses impactos ambientais realizou-se a presente pesquisa na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - PB, com o objetivo de atuar na educação ambiental focando o uso racional e redução do desperdício de água. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma coleta de dados através de um questionário semiestruturado a respeito do perfil de consumo de água na escola supracitada. Posteriormente realizou-se uma palestra educativa de conscientização entre alunos, corpo administrativo, funcionários e professores sobre a importância do uso correto e da conservação dos recursos hídricos. Para a coleta de consumo de água na escola, utilizou-se um dispositivo eletrônico com um sensor ultrassônico que periodicamente, monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Está pesquisa classifica-se como bibliográfica, pesquisa-ação, aplicada e quali/quantitativa. Como mostra a pesquisa, 90% do alunado afirmaram ser possível que, futuramente possa ocorrer à escassez de água no planeta terra e o principal responsável pela a conservação dos recursos hídricos são eles mesmos. Observou-se ainda que houve uma redução de 900 litros de água por dia após a intervenção no ambiente escolar. Esses dados apontam, que através de atitudes simples como o monitoramento e o conserto de possíveis vazamentos propiciam uma redução significativa no consumo de água.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleQuímica ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe scarcity of water resources in the northeastern semi-arid region is due to marked differences between the rainy and the dry season. Improper use and waste of water is another serious problem. Concerned about these environmental impacts, this research was carried out at E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, located in Cajazeiras - PB, with the objective of acting in environmental education focusing on rational use and reduction of water waste. Among the methodological procedures, data were collected through a semi-structured questionnaire about the water consumption profile in the school mentioned above. Subsequently, an educational awareness lecture was held among students, administrative staff, staff and teachers about the importance of correct use and conservation of water resources. To collect water consumption at school, we used an electronic device with an ultrasonic sensor that periodically monitored the height of the water level in the school reservoir and recorded the information on a computer. This research is classified as bibliographic, action research, applied and quali / quantitative. As the survey shows, 90% of the students said it is possible that in the future there may be water scarcity on planet earth and the main responsible for the conservation of water resources are themselves. It was also observed that there was a reduction of 900 liters of water per day after the intervention in the school environment. These data indicate that through simple attitudes such as monitoring and repairing possible leaks provide a significant reduction in water consumption.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868
dc.date.accessioned2019-08-16T14:42:05Z
dc.date.available2019-08-16
dc.date.available2019-08-16T14:42:05Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua nas escolas - consumopt_BR
dc.subjectRedução de desperdíciopt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectWater in schools - consumptionpt_BR
dc.subjectWaste reductionpt_BR
dc.subjectWater resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental chemistry: application of educational methodologies aimed at the rational consumption of water in the school environment.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Luislândia Vieira de. Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUISLÂNDIA VIEIRA DE FIGUEIREDO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfLuislândia Vieira de Figueiredo. TCC Licenciatura em Química 2017844.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.