Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5869
Title: A literatura de cordel no ensino de história: uma proposta de intervenção com oficinas pedagógicas.
Other Titles: Cordel literature in history teaching: an intervention proposal with pedagogical workshops.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Roberto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Laércio Teodoro da.
Keywords: Literatura de cordel;Ensino de História;Criação poética;Oficinas pedagógicas;Literature of twine;History Teaching;Poetic creation;Pedagogical workshops
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FFERREIRA, Roberto. A literatura de cordel no ensino de história: uma proposta de intervenção com oficinas pedagógicas. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a literatura de cordel como linguagem no ensino de História, explorando suas potencialidades didáticas por meio de uma proposta de intervenção com a construção de oficinas pedagógicas que valorizem a autonomia do aluno na construção do seu conhecimento, o contato com a linguagem artística e a criação poética. O cordel possibilita uma forma diferenciada de expor conteúdos e temáticas de uma maneira interativa e prazerosa, sem desviar-se da intencionalidade de promover uma prática docente comprometida com um ensino crítico e reflexivo. A poesia popular narrativa e impressa, além de ser uma forma de levar o lúdico para a sala de aula, promovendo experiências que somam ao desenvolvimento da sensibilidade dos sujeitos, apresenta-se como uma expressão da vida social e, deste modo, possibilita o contato com outras visões da realidade. Neste sentido, a sua utilização no ensino de História se constitui como uma possibilidade real de intervenção curricular que repercuta no melhoramento do processo de ensino e aprendizagem
Abstract: The work analyze and discuss the Literatura de Cordel, a regional style of literature as a toolsand language in history teaching, exploring its didactic potential, through a proposal of intervention with the construction of pedagogical workshops that value the students autonomy in the construction of their knowledge on contact with artistic language and poetic creation. Literatura de Cordel enables a new way of exposing contents and themes in an interactive and enjoyable way, without deviating from the intentionality of promoting a teaching practice committed to a critical and reflective teaching. The popular narrative and printed poetry, besides being a way of taking the playful to the classroom, promoting experiences that add to the development of the subjects' sensitivity, presents itself as an expression of social life and, thus, enables the contact with other visions of reality. Therefore, its use in the teaching of History constitutes a real possibility of curricular intervention in the improvement of the process of teaching and learning.
Keywords: Literatura de cordel
Ensino de História
Criação poética
Oficinas pedagógicas
Literature of twine
History Teaching
Poetic creation
Pedagogical workshops
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5869
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERTO FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2018.pdfRoberto Ferreira. TCC. Licenciatura em História.2018.3.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.