Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, F. F. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686506443182135pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Marcos Assis.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2GOMES, Henaldo Moraes.
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva diagnosticar a viabilidade do uso do lúdico como instrumento motivador que desponta como uma importante ferramenta promissora na condução do aluno à concentração e à reflexão, atributos essenciais para a efetivação da aprendizagem. Na perspectiva de despertar, no aluno, o interesse pelo aprender; instigando o raciocínio, a competição e a tomada de decisão, o trabalho O uso do Lúdico como Recurso Didático no Ensino de Geografia no Ensino Médio, aplicado aos alunos do 2º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB, empreendeu a elaboração e utilização de jogos didáticos – pedagógicos (palavras cruzadas, caça-palavras, trilha e bingo) como ferramenta auxiliar promotora da aprendizagem significativa de conceitos geográficos. Priorizou temas relacionados a questões ambientais tais como os Recursos Naturais, Fontes Energéticas, Transformações de Energia, e Desequilíbrios Ambientais, que se fazem necessário por conduzir o educando a conhecer os aspectos transformadores do meio onde vive, bem como decidir e optar por uma melhor qualidade de vida. A pesquisa trouxe como principal elemento, o interesse pelo aprendizado, na forma de jogos e brincadeiras, mostrando que o lúdico é uma ótima forma para a construção do conhecimento da Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio.
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis paper aims to diagnose the feasibility of using recreation as motivating tool that stands out as an important tool in conducting promising student concentration and reflection, essential attributes for effective learning. In view awaken in student, interest in learning; instigating reasoning, competition and decision making, the project's use of Playful as a Resource in Didactic Teaching Geography, applied to students of 2nd year B of the State Secondary School Elementary and Secondary Education Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB undertook the development and use of educational games - educational (crosswords, word searches, track and bingo) as a promoter of meaningful learning of geographical concepts auxiliary tool. Prioritized issues related to geography such as Eco Natural Resources, Energy Sources, Transformations of Energy and Environmental imbalances, which are necessary for conducting the student to know the transforming aspects of where we live, as well as decide and opt for a better quality of life. The research has as its main element, interest in learning, in the form of games and activities, showing that the play is a great way to build the knowledge of Geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871
dc.date.accessioned2019-08-16T15:33:22Z
dc.date.available2019-08-16
dc.date.available2019-08-16T15:33:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducacional - ludicidadept_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducational - playfulnesspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of lucid as a didactic resource in the teaching of geography in high school.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Francisca Fabricia Gomes de. O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA FABRÍCIA GOMES DE FARIAS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfFrancisca Fabrícia Gomes de Farias. TCC Licenciatura em geografia. 20141.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.