Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5873
Title: Trabalhando educação ambiental com resíduos eletrônicos: um estudo de caso no CFP/UFCG Cajazeiras-PB
Other Titles: Working environmental education with electronic waste: a case study at CFP / UFCG Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Rozivânia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega Di.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
Keywords: Resíduos eletrônicos;Educação ambiental;Descartes;3Rs;Electronic waste;Environmental education;Descartes
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Rozivânia da Silva. Trabalhando educação ambiental com resíduos eletrônicos: um estudo de caso no CFP/UFCG Cajazeiras-PB 2017. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho discute à problemática do descarte incorreto dos resíduos eletrônicos, conhecido popularmente como lixo eletrônico. Tratando de questões ambientais sob o olhar da educação. Desta forma fazem-se algumas reflexões de acordo com esta temática da educação ambiental trabalhada através das atividades educativas do Projeto de Extensão “3Rs”. Este tem contribuído de forma significativa para difundir essas informações acerca dos resíduos eletrônicos. As ações e atividades educativas do projeto mostram na prática como é relevante a realização desses debates para informar os riscos que representam para saúde humana, animal, água, solo e as possíveis soluções para o descarte correto. A pesquisa foi realizada no Projeto de Extensão “3Rs”( Reduzir, Reutilizar, Reciclar) resíduos eletrônicos no CFP/UFCG. No Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras/Paraíba. Tendo como objetivo norteador: Verificar como as atividades e ações educativas do projeto/programa de extensão através do princípio dos 3Rs pode minimizar o descarte incorreto de resíduos eletrônicos. Tendo o presente trabalho sua metodologia, quanto a sua natureza, é uma pesquisa aplicada em relação aos seus objetivos, é descritiva; os procedimentos técnicos e metodológicos são bibliográficos e um estudo de caso; o tipo de abordagem, qualitativa. Com víeis qualitativa/quantitativa. O instrumento de pesquisa foi um questionário com questões descritivas direcionadas aos participantes do projeto de extensão. Logo se percebe as ações e atividades do projeto de extensão trabalhado na perspectiva da Educação Ambiental, são relevantes tantos para os membros do projeto como para sociedade no geral, já que o mesmo utiliza-se desses meios para informar sobre os problemas oriundos do descarte incorreto dos resíduos eletrônicos podendo proporcionar mudanças de atitudes e comportamentos nos sujeitos envolvidos.
Abstract: This paper discusses the problem of the incorrect disposal of electronic waste. Addressing environmental issues by a education view. In this way some reflections are made according to this theme of environmental education worked through the educational activities of the extension project. This has contributed significantly to disseminating this information to electronic waste. The actions and educational activities of the project show in practice how relevant these debates are to inform the risks they pose to human health, animal, water, soil and possible solutions for the correct disposal. The research was carried out in the extension project of the CFP (Teacher Training Center), Cajazeiras / Paraíba campus. Its main objective is to check how the activities and educational actions of the project / extension program of the teacher training center through the 3-R principle can minimize the incorrect disposal of electronic waste. The present work has its methodology based as well as its nature, is applied research in relation to its objectives, is descriptive; The technical and methodological procedures are bibliographical and a case study; The type of approach, qualitative. With qualitative / quantitative visibility. The research instrument was a questionnaire with descriptive questions directed to participants in the extension project. In conclusion, It is understood that the actions and activities of the extension project worked in the perspective of Environmental Education, are relevant both for the members of the project and for society in general, since it uses these means to report on the problems resulting from the incorrect disposal of electronic waste, which may provide changes in attitudes and behaviors in the subjects involved.
Keywords: Resíduos eletrônicos
Educação ambiental
Descartes
3Rs
Electronic waste
Environmental education
Descartes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5873
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROZIVÂNIA DA SILVA FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfRozivânia da Silva Fernandes. Monografia Pedagogia. CFP 2017.443.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.