Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5876
Title: O perfil ambiental e as práticas diárias adotadas por funcionários de uma instituição pública (estudo de caso).
Other Titles: The environmental profile and daily practices adopted by employees of a public institution (case study).
???metadata.dc.creator???: DONATO, Ana Paula Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Edimar Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS, Eliane Ferreira.
Keywords: Educação ambiental;Lixo;Gestão ambiental;Environmental education;Sand;Environmental Administration
Issue Date: May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DONATO, Ana Paula Cavalcanti. O perfil ambiental e as práticas diárias adotadas por funcionários de uma instituição pública (estudo de caso). 2007. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5876
???metadata.dc.description.resumo???: A educação ambiental tenta despertar em todos, a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ele tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza. A educação ambiental foi regulamentada em 27 de abril de 1999, através da Lei nº 9.795 – “Lei da Educação Ambiental”. No seu Artigo 2º, ela afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. O presente trabalho visa obter um perfil médio do nível de educação ambiental dos funcionários lotados no setor Centro de Humanidade do Campus da Universidade Federal de Campina Grande, instituição pública de ensino. Foram entrevistados 84 (oitenta e quatro funcionários). Partindo-se destas informações, procedeu-se ao trabalho de análise dos dados mais relevantes, destacando-se o nível de informação e/ou conhecimento sobre educação ambiental e as práticas de coleta seletiva, reciclagem, geração, tipo, quantidade e destinação final do lixo gerado. Finalmente, o trabalho apresenta propostas de ações na área da gestão ambiental, que, se adotadas, trarão repercussões positivas na problemática da gestão do lixo, produzido no interior do Campus da Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande.
Abstract: Environmental education aims at raising people’s consciousness of the humankind as part of the environment. It tries to overcome the anthropocentric view that has led mankind to think of itself as the center of all things, thus forgetting the importance of nature. Regulation towards environmental education was established in Brazil on April 27 1999 with the 9795 law – “Lei da Educação Ambiental”. That law says in its second article: “Environmental education is an essential and permanent component of national education, and must be present, articulately, in all levels and modalities of the educational process, both in formal and non-formal manners”. This work aims at getting a view both of the average knowledge level of environmental education and the everyday practice in The present work seeks to obtain a medium profile of the level of the full employees publishes environmental education in the section Humanities Centric" (UFCG) in Campina Grande public institution of teaching. 84 were interviewed (eighty four employees). Breaking of this information, it was preceded to the work of analysis of the most important data, standing out the level of information and knowledge on environmental education and the practices of selective collection, recycling, generation, type, amount and final destination of the generated garbage. Finally, the work presents proposed of actions in the area of the environmental administration, that, if adopted, they will bring positive repercussions in the problem of the administration of the garbage, produced inside of the Campus of UFCG, in Campina Grande.
Keywords: Educação ambiental
Lixo
Gestão ambiental
Environmental education
Sand
Environmental Administration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5876
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA CAVALCANTI DONATO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2007.pdfAna Paula Cavalcanti Donato - Relatório de Estágio Administração CH 2007359.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.