Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, F. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Carlos Eduardo.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, C. E.pt_BR
dc.contributor.referee1MENDOZA, Roberto.-
dc.contributor.referee1IDMENDOZA, R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480391140195447pt_BR
dc.contributor.referee2ARCANJO, Jusciê Alves.-
dc.contributor.referee2IDARCANJO, J. A.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é diagnosticar o processo de Gestão do Conhecimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para atuar com excelência no mercado postal competitivo e em constante evolução, na ótica dos seus gestores e funcionários e frente às novas demandas da sociedade e à sua evolução. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos em Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados da pesquisa e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pelo pesquisador na realização da pesquisa, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando a pesquisa como aplicada, descritiva e quantitativa, além de, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresentá-la como um estudo de caso. Os elementos que compõem a gestão estratégica do conhecimento e especificamente a utilização dos recursos, inclusive os intelectuais, são de natureza complexa e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade dos Correios, de modo que é indispensável um melhor direcionamento desses recursos para se potencializar os resultados. Através do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, os Correios podem guiar suas ações em prol do que é realmente imprescindível, já que os recursos, como em qualquer organização, são limitados. O presente estudo relaciona-se a este contexto, ao verificar se o conhecimento é realmente importante para os Correios, na visão de seus gestores e funcionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleDiagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.description.abstractThe objective of this research is to diagnosis the process of Knowledge Management of the Brazilian Enterprise of Post and Telegraphs act with excellence in the competitive postal market and constant evolution, in the optics of its managers and employees and front to the new demands of the society and to its evolution. To reach this objective, initially a revision of the main concepts in Knowledge Management was made. After that, they had been shown and analyzed the final results of the research and, later, considerations. In this direction, the way was also pointed that was trod by the researcher in the accomplishment of the research, that is, the methodoly procedures, characterizing the research as applied, descriptive and quantitative, beyond, of the point of view of the procedures technician, it presents it as a case study. The elements that specifically compose the strategical knowledge management and the use of the resources, also the intellectuals, are of complex nature and serve as instrument of reflection on the reality of Post Offices, in way that is indispensable one better aiming of these resources to increase the results. Through the Diagnosis of Knowledge Management, the Post Offices can guide its action in favor of that it is really essential, since the resources, as in any organization, are limited. The present study it becomes related this context, when verifying if the knowledge is really important for the Post Offices, in the vision of its managers and employees.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880-
dc.date.accessioned2019-08-17T16:57:12Z-
dc.date.available2019-08-17-
dc.date.available2019-08-17T16:57:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectIntellectual capitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Francisleide Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management diagnosis: a case study in the Brazilian postal and telegraph company.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisleide Pontes. Diagnóstico de Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2007. 86 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISLEIDE PONTES PEREIRA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2007.pdfFrancisleide Pontes Pereira - Relatório de Estágio Administração CH 2007872.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.