Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5893
Title: Cultura de inovação e desempenho em inovação de produtos: um estudo de caso na empresa Cadersil.
Other Titles: Innovation culture and product innovation performance: a case study in the company Cadersil.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Priscila Áquila Patriota.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CALDAS, Patrícia Trindade.
Keywords: Inovação;Cultura de inovação;Desempenho em inovação;Innovation;Culture of innovation;Performance in innovation
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Priscila Áquila Patriota. Cultura de inovação e desempenho em inovação de produtos: um estudo de caso na empresa Cadersil. 2014. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: No transcorrer dos anos a inovação tem se revelado como uma importante fonte de vantagem competitiva para as empresas. Reconhece-se que um dos fatores capazes de estimular as práticas inovadoras no seio de uma organização é a sua cultura. Diante disto, a pesquisa tem por objetivo verificar a existência dos determinantes da cultura de inovação e sua influência no desempenho em inovação de produtos da empresa Cadersil a partir do modelo proposto por Gomes (2013). A pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, quantitativa e qualitativa quanto à natureza e foi conduzida sob a forma de um estudo de caso. Para colher os dados necessários, foi aplicado um questionário junto aos 10 (dez) gerentes da empresa, o qual continha questões que avaliavam as cinco dimensões da cultura de inovação (estratégia, estrutura, mecanismos de suporte, comportamentos que estimulam a inovação e comunicação) e as duas dimensões do desempenho em inovação de produtos (eficácia e eficiência). Ficou evidenciado que o determinante comunicação é o que se faz mais presente na Cadersil, e que a sua cultura de inovação, ainda que tímida, influencia positivamente o seu desempenho em inovação de produtos.
Abstract: Through the years the innovation has proved to be an important source of competitive advantage for companies. It is acknowledged that one of the factors capable of stimulating innovative practices within an organization it’s its culture. Thus, the research aims to verify the existence of the determinants of innovation culture and its influence on performance in product innovation company Cadersil, from the model proposed by Gomes (2013). The search can be classified as exploratory and descriptive regarding your goals, quantitative and qualitative as to the nature and was conducted in the form of a case study. To collect the necessary information, a questionnaire was applied to 10 (ten) managers of the company, which contained questions that calculated in five dimensions of culture of innovation (strategy, structure, support mechanisms, behaviors that stimulate innovation and communication) and the two dimensions of performance in product innovation (efficiency and effectiveness). It was evident that the determinant communication is what is most present in Cadersil, and its culture of innovation, albeit timid, positively influences their performance in product innovation.
Keywords: Inovação
Cultura de inovação
Desempenho em inovação
Innovation
Culture of innovation
Performance in innovation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5893
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA ÁQUILA PATRIOTA GOMES - TCC ADMINISTRAÇÃO, 2014..pdf807.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.