Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTOMAZ, T.A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596037448774091pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, E.P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Maria de Fátima.-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, M.F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764682036707991pt_BR
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.-
dc.contributor.referee2IDBANDEIRA, L.K.R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.description.resumoA internet e os novos meios de comunicação digitais proporcionaram várias mudanças no comportamento do consumidor e, com isso, vêm induzindo o marketing a incorporar o ambiente digital à suas estratégias. As ferramentas de marketing digital tornaram-se elementos de primeira necessidade para as empresas e ter participação ativa nesse novo ambiente online tornou-se um imperativo. Desta forma, o estudo teve como objetivo analisar o uso do Facebook como ferramenta de marketing digital pelas empresas de Campina Grande – PB. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa foi conduzida por amostragem não probabilística por acessibilidade, totalizando 46 empresas respondentes. Entre os principais resultados, destaca-se o uso em potencial da internet para atividades de natureza publicitária e interativa, deixando em segundo plano importantes aspectos como pesquisa, planejamento e controle. As empresas também apresentaram uma percepção positiva do retorno advindo do marketing digital a exceção do aumento no faturamento. De maneira geral, conclui-se que, considerando o Facebook como uma ferramenta de marketing, as empresas se encontram em uma curva de aprendizagem quanto ao seu uso, muito embora, os resultados obtidos até o momento se mostrem positivos e reforcem o potencial competitivo inerente ao uso da mídia online.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleMarketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe internet and new digital media have provided several changes in consumer behavior and thus have induced marketing to incorporate digital strategies to their environment. The tools of digital marketing elements have become needs for companies and taking active participation in this new online environment has become an imperative. Thus, the study aimed to analyze the use of Facebook as a tool for digital marketing by companies of Campina Grande - PB. The research of quantitative-qualitative nature was conducted by nonprobability sampling accessibility, totaling 46 interviewed companies. Among the main results, we highlight the potential use of the internet for advertising and interactive nature activities, leaving important aspects such as research, planning and control in the background. Companies also had a positive perception of the return coming from the digital marketing, excepting the increase in revenues. Overall, it is concluded that considering Facebook as a marketing tool, companies are in a learning curve as to its use, although the results obtained so far prove positive and reinforce the inherent competitive potential the use of online media.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901-
dc.date.accessioned2019-08-17T22:24:33Z-
dc.date.available2019-08-17-
dc.date.available2019-08-17T22:24:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectMídia onlinept_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectOnline mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTOMAZ, Thaís Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital marketing: the use of Facebook as a marketing tool by companies in Campina Grande - PB.-
dc.identifier.citationTOMAZ, Thaís Andrade. Marketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍS ANDRADE TOMAZ - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfThaís Andrade Tomaz - Relatório de Estágio Administração CH 2014696.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.