Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCUNHA, A.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253508878152404pt_BR
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.-
dc.contributor.advisor1IDBANDEIRA, L.K.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.referee1IDCÂNDIDO, G.A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.contributor.referee2LEAL, Francisco Nery.-
dc.contributor.referee2IDLEAL, F.N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480406503625125pt_BR
dc.description.resumoO mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRelacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe corporate world over the years has been adopting strategies seeking to ensure long-term interorganizational relationships and ability to add value. The present study consists of a survey conducted in manufacture - footwear Cooperative of Campina Grande-PB and POLO FOOTWEAR also located in the city of Campina Grande that are organizational structures that kill relationships among participating members. The main objective of this study was to analyze the perception of entrepreneurs as interorganizational relations. Regarding methodology, we carried out a descriptive study. As a theoretical model was used theoretical Balestrin, Verchoore (2008) which served as the basis for analytical treatment of quantitative data. The results showed the characteristics of networks, motivating entrepreneurs to participate in them, and observing the perception of entrepreneurs on creating value and achieving competitive goals for their companies for participation in the manufacture and POLO FOOTWEAR and finally view challenges faced by these group of companies, confirming theoretical assumptions concerning the generation of competitive advantage through interorganizational relationships. Keywords: relationship inter-organizational, competitive advantage, strategy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903-
dc.date.accessioned2019-08-17T23:06:31Z-
dc.date.available2019-08-17-
dc.date.available2019-08-17T23:06:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelacionamento interorganizacionaispt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectRelationship inter-organizationalpt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Alisson Souza de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterorganizational relationships as a strategy for achieving competitive advantage: the footwear sector analysis of Campina Grande- PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALISSON DE SOUZA CUNHA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2012.pdfAlisson Cunha de Souza - Relatório de Estágio Administração CH 2012763.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.