Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAGUIAR FILHO, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5494978502754410pt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Vinícius Farias.-
dc.contributor.advisor1IDMOREIRA, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481559213937969pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.-
dc.contributor.referee1IDNOGUEIRA, G. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275460548333024pt_BR
dc.contributor.referee2SCHIMIDT FILHO, Ricardo.-
dc.contributor.referee2IDSCHMIDT FILHO, R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759229406417805pt_BR
dc.description.resumoAs Instituições de Ensino Superior (IES) por meio da geração de capital intelectual, a atuação conjunta com as empresas e políticas de incentivo a pesquisa do governo, possuem relevante papel agregador à competitividade econômica regional. O objetivo do trabalho é analisar como ocorrem as interações entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado da Paraíba e o setor de Tecnologia de Informação (TI). Foi definida como base teórica, estudos acerca aglomerados geográficos econômicos, arranjos produtivos locais no setor de TI e instituições. Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser classificada como um estudo de caso qualitativo descritivo, por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, cuja unidade de análise foi as interações universidade-empresa, os sujeitos de pesquisa foram docentes atuantes e líderes em iniciativas Universidade-Empresa que abordassem o setor de tecnologia da informação. O tratamento de dados seguiu a lógica de análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados em três blocos: Interação, Contribuição e Institucional. Observou-se o apoio das leis de incentivo ao investimento privado, elevada contribuição bilateral por meio do P&D, além de fatores que atrapalham essa relação como a estrutura rígida institucional e elementos da cultura regional. Concluiu-se que o engajamento dos atores locais é de extrema importância para a elevação da cooperação para soluções de problemas enfrentados pelas empresas e pela sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleInterações das instituições de ensino superior públicas com o setor de tecnologia da informação na Paraíbapt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractUniversities has a relevant aggregating role to local competitiveness through the generation of intellectual capital, joint action with companies and research incentive policies. The objective of this article is to analyze how occur interactions between the Public Higher Education Institutions (IES) of the state of Paraíba and the Information Technology (IT) sector. It was defined as theoretical basis, studies about economic geographic clusters, local productive arrangements in the IT sector and institutions. In methodological terms, this research can be classified as a descriptive qualitative case study, through documentary analysis and semi-structured interview, whose unit of analysis was the university-company interactions, the research targets were active teachers and leaders in University- Companies relation that approach the information technology sector. The data processing followed the logic of content analysis. The results were presented in three blocks: Interaction, Contribution and Institutional. It was observed the support of the laws of incentive to private investment, high bilateral contribution through R&D, besides factors that hinder this relationship as the rigid institutional structure and regional culture elements. It was concluded that the engagement of local actors is extremely important for the increase of cooperation for solutions to problems faced by companies and society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5915-
dc.date.accessioned2019-08-18T01:53:31Z-
dc.date.available2019-08-18-
dc.date.available2019-08-18T01:53:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectClusterspt_BR
dc.subjectAPLpt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectTIpt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAGUIAR FILHO, Arnaldo Cardoso de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInteractions of public higher education institutions with the information technology sector in Paraíbapt_BR
dc.identifier.citationAGUIAR FILHO, Arnaldo Cardoso de. Interações das instituições de ensino superior públicas com o setor de tecnologia da informação na Paraíba. 2019. 26 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARNALDO CARDOSO DE AGUIAR FILHO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2019..pdf356.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.