Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5930
Title: Plano de negócios para empreendimento no ramo alimentício - com diferencial inovador - na cidade de Paulo Afonso-BA.
Other Titles: Business plan for venture in the food business - with differential innovative - in the city of Paulo Afonso-BA.
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, Flávio Leonardo Reis de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNADES, Maria Aldano de França.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Wilson Roberto da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL, Hérica Ghislânia Guimarães Pires.
Keywords: Empreendedorismo;Diferencial competitivo;Plano de negócios;Entrepreneurship;Differential competitive;Business plan
Issue Date: 3-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VASCONCELOS, Flávio Leonardo Reis de. Plano de negócios para empreendimento no ramo alimentício - com diferencial inovador - na Cidade de Paulo Afonso-BA. 2008. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A realidade econômica do nosso país, identificando-se, inclusive, pelo baixo índice de poder econômico da maioria da população, está a requerer a criação de empreendimentos que possam satisfazer as necessidades das pessoas. De um modo geral, são muitos os desafios que o empreendedor deve enfrentar para abrir seu negócio e se manter competitivo. Assim, o empreendedor deve ser altamente habilidoso e intuitivo. Diante disto, este trabalho tem por objetivo geral estruturar um empreendimento no ramo alimentício na cidade de Paulo Afonso- BA, mais precisamente uma fábrica de bolos “CASA DO BOLO”. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo com os moradores da Cidade de Paulo Afonso-BA e estabelecimentos comerciais na Cidade de Campina Grande-PB. O levantamento das informações foi realizado entre os meses de Janeiro a Março de 2008. O novo negócio pretende colaborar para desenvolver não apenas o lado econômico, mas igualmente, inserir-se no campo do empreendedorismo social, rumo à transição para uma sociedade sustentável, que visa principalmente à autonomia e qualidade de vida da comunidade.
Abstract: The economic reality of our country, identifying themselves even by the low rate of economic power of the majority of the population, is to require the creation of businesses that can meet the needs of people. In general, there are many challenges we must face the entrepreneur to open their business and remain competitive. Therefore, the entrepreneur must be highly skilled and intuitive. Given this, this work aims to general structure a venture in the food industry in the city of Paulo Afonso-BA, more precisely one of manufactures cakes "CASA DO BOLO." As for the methodology used, a search was carried out of character exploratory and descriptive with the residents of the City of Paulo Afonso-BA and shops in the City of Campina Grande-PB. The survey was conducted of information between the months of January to March 2008. The new business wants to collaborate to develop not only the economic side, but also embed itself in the field of social entrepreneurship, towards the transition to a sustainable society, which aims mainly to the quality of life of the community.
Keywords: Empreendedorismo
Diferencial competitivo
Plano de negócios
Entrepreneurship
Differential competitive
Business plan
???metadata.dc.subject.cnpq???: Curso de Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5930
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIO LEONARDO REIS DE VASCONCELOS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2008..pdf883.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.