Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5935
Title: Práticas de desenvolvimento da inovação nos setores têxtil e bonelaria: um estudo em uma pequena empresa no munícipio de Caicó- RN.
Other Titles: Innovation development practices in the textile and dressmaking sectors: a study in a small company in Caicó-RN.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Caique Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OURIQUES, Raquel Andrade Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMORIM, Bartira Pereira.
Keywords: Inovação;Competitividade;Práticas;Pequenas empresas;Innovation;Competitiveness;Practices;Small company
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Caique Dantas de. Práticas de desenvolvimento da inovação nos setores têxtil e bonelaria: um estudo em uma pequena empresa no munícipio de Caicó- RN. 2015. 106f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O Brasil é formado em sua maioria por empresas de pequeno porte, que estão inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, sendo indispensável que algumas ferramentas de competitividade sejam desenvolvidas. A inovação é uma fonte de competitividade indispensável para sobrevivência e diferenciação das empresas, através dela, novos produtos, processos e serviços são oferecidos aos clientes. Mas para que a mesma seja desenvolvida com mais eficiência, algumas práticas devem ser adotadas pelas organizações. Sendo assim essas práticas devem ser identificadas, para que as empresas, principalmente as de pequeno porte, possam buscar formas de se tornarem mais competitivas. Nesse cenário a empresa „'M colagens Ind. e Com „‟ se apresenta como uma organização que busca desenvolver a inovação, a partir de algum modelo que lhe auxilie de forma mais efetiva neste processo Diante disso esse trabalho tem como objetivo: Classificar se as práticas gerenciais adotadas na indústria „' M colagens‟‟ favorecem o desenvolvimento da inovação, a partir do modelo proposto por Oliveira (2006). Utilizando como metodologia a pesquisa descritiva, através de um estudo de caso que apresentara o contexto encontrado na organização, para o desenvolvimento da inovação. A análise das informações foi feita de forma quantitativa, coletando os dados através de questionários e observação não participante. Com esse estudo pode-se perceber que as práticas adoras pela empresa M colagens favorecem o desenvolvimento da inovação, mas que alguns essenciais precisam ser melhorados. E que independente do mercado, pequenas empresas também podem ser bastante inovadoras, basta ter um cultura que favoreça a mesma. Por fim verificou-se a carência que existe em relação a estudos sobre a inovação aplicada em empresas de pequeno e médio porte.
Abstract: Brazil is formed mostly by small businesses, which are inserted in an increasingly competitive market and it is essential that some competitiveness tools are developed. Innovation is an essential source of competitiveness for survival and differentiation of companies, through it, new products, processes and services are offered to customers. But for it to be developed more efficiently, some practices should be adopted by organizations. Therefore these practices should be identified, for companies, especially smaller ones, may seek ways to become more competitive. In this scenario the company '' M collages Ind e Com. '' Presents itself as an organization that seeks to develop innovation, from a model to help you more effectively in this process Therefore this study aims: Sort whether the management practices in the industry '' M collages '' favor the development of innovation, from the model proposed by Oliveira (2006). Using as descriptive research methodology through a case study that introduced the context found in the organization, for the development of innovation. The analysis was made of the information quantitatively, collecting data through non-participant observation and questionnaires. With this study can be seen that the practices you love the company M collages favor the development of innovation, but that some essential need improvement. And that regardless of the market, small businesses can also be quite innovative, just have a culture which encourages the same. Finally there was the shortage that exists in relation to studies on innovation applied in small and midsize businesses.
Keywords: Inovação
Competitividade
Práticas
Pequenas empresas
Innovation
Competitiveness
Practices
Small company
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5935
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAIQUE DANTAS DE MEDEIROS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2015.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.