Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIANA, J.L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1027540792378627pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V.M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.-
dc.contributor.referee1IDVASCONCELOS, A.C.F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.contributor.referee2MARTINS, Maria de Fátima.-
dc.contributor.referee2IDMARTINS, M.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764682036707991pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as empresas operam em um cenário altamente competitivo e necessitam buscar formas de sobrevivência para garantir não só a permanência no mercado, mas algo que lhes proporcionem diferencial competitivo. Uma das estratégias adotadas está associada ao desenvolvimento de marcas próprias (MPs), que tem uma forte aplicação no setor de varejo de supermercados, como aquela desenvolvida para ser utilizada em seus produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de empresas pertencentes a uma rede de pequenos varejistas quanto às vantagens competitivas alcançadas em seus negócios, decorrentes da implantação da estratégia de marcas próprias. Quanto à metodologia, esta pesquisa consiste em um estudo de caso descritivo, realizado em uma rede de pequenos varejistas no estado da Paraíba. Os resultados obtidos revelam uma percepção positiva dos gestores associados em relação a algumas vantagens oferecidas pela marca própria na rede investigada, principalmente nas dimensões de fatores Políticos e Competitivos. Entretanto, verificou-se que algumas variáveis não são percebidas como vantagens pelos associados investigados. Concluiu-se que a adoção da estratégia de marca própria na rede em estudo proporcionou uma melhoria no desempenho das empresas associadas, o que pode ser interpretado como uma estratégia viável para que essas empresas alcancem vantagem competitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleGestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais.pt_BR
dc.date.issued2012-10-
dc.description.abstractNowadays companies operate in a highly competitive field and so they need to find alternative means of survival in order to ensure not only their permanence in the market, but also something that provides them with a competitive advantage. One of the strategies generally adopted is associated to development of new proper brands, which are strongly applied in the retail sector of supermarkets, like that one developed to be used in their own products. This paper aims at identifying the perception of company managers that belong to a chain of small retailers towards the competitive benefits that have been achieved in their own business, resulting from the use of the strategy of proper brands. As regards the method, this research consists of a descriptive case study in the context of a chain of small retailers from Paraiba. The results obtained here show a positive perception of the associated managers in relation to some benefits offered by proper brands in the investigated chain, mainly in the dimensions of Political and Competitive factors. However, it was verified that some variables are not considered beneficial in the opinion of the inquired associated managers. It was possible to conclude that adopting the strategy of proper brand by the investigated chain has improved the performance of the associated companies, and this may be considered a viable strategy so as to make these companies achieve competitive advantage.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936-
dc.date.accessioned2019-08-18T21:28:55Z-
dc.date.available2019-08-18-
dc.date.available2019-08-18T21:28:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarca própriapt_BR
dc.subjectVantagenspt_BR
dc.subjectRede de pequenos varejistaspt_BR
dc.subjectProper brandpt_BR
dc.subjectBenefitspt_BR
dc.subjectChain of small retailerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, Jardely de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBrand strategic management in the retail sector: The case of the network Compre Mais.pt_BR
dc.identifier.citationVIANA, Jardely de Lima. Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da Rede Compre Mais. 2012. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDELY DE LIMA VIANA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2012.pdfJardely de Lima Viana - Relatório de Estágio Administração CH 2012708.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.