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Title: Análise da percepção das mulheres quanto ao seu crescimento e desenvolvimento no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre mulheres empregadas em diferentes segmentos de Campina Grande/PB.
Other Titles: Analysis of women's perception of their growth and development in the labor market: a comparative study between women employed in different segments of Campina Grande/PB.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Jeferson Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Marielza Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
Keywords: Percepção;Mulher;Mercado de trabalho;Perception;Women;Labor market
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Jeferson Silva de. Análise da percepção das mulheres quanto ao seu crescimento e desenvolvimento no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre mulheres empregadas em diferentes segmentos de Campina Grande/PB. 2015. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5953
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar do crescimento da força de trabalho feminina, as mulheres ainda não têm as mesmas oportunidades e igualdades em comparação com a dos homens. As ações afirmativas proporcionaram práticas de promoção para mulheres e minorias a fim de diminuir o preconceito histórico existente nas organizações. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção da mulher acerca das oportunidades de crescimento, a possibilidade de assumirem cargos de liderança e a igualdade. A pesquisa tem natureza quantitativa descritiva onde os dados foram coletados através de questionário aplicados com mulheres funcionárias de empresas de quatro segmentos: indústria, construção civil, vestuário e telemarketing. Quanto aos resultados obtidos, estes norteiam para uma melhor percepção acerca da mulher nestes segmentos comparando uns com os outros e visualizando evidências de barreiras que impendem o crescimento e desenvolvimento das mulheres nas organizações. Após as análises dos resultados, de acordo com o teste de Tukey, verificou-se que as mulheres funcionárias dos quatro segmentos possuem características semelhantes em relação às percepções obtidas. Todavia, houve uma maior concordância no sentido de que existem maiores oportunidades de crescimento e desenvolvimento, e foram mais divergentes em relação à liderança feminina e a igualdade presente nas organizações.
Abstract: Despite the growth of the female workforce, they still do not have the same opportunities and identities in comparison with men. The affirmative actions provided promotion practices for women and minorities in order to diminish the historical prejudice existing in organizations. Therefore, this study has as objective to analyze the perception of the woman about the opportunities for growth, the ability to assume leadership roles and equality. The research has nature descriptive quantitative data were collected through a questionnaire applied to women employees of firms in four segments: industry, construction, clothing and telemarketing. Regarding the results, these guide for a better perception of women in these segments compared with each other and viewing evidence of barriers that overhanging the growth and development of women in organizations. After the analyzes of the results, according to the Tukey test, it was found that the women of the four segments have similar characteristics in relation to the perceptions obtained. However, there was a greater concordance in the sense that there are greater opportunities for growth and development, and were most divergent in relation to female leadership and equality present in organization.
Keywords: Percepção
Mulher
Mercado de trabalho
Perception
Women
Labor market
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5953
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